domingo, 28 de janeiro de 2018

nº 1722 - Homilia do 4º Domingo Comum (28.01.18)


 Pe. Luiz Carlos de Oliveira
Redentorista
“Ensinamento com autoridade”

Ser profeta em tempos maus
            A pregação de Jesus provocava grande admiração no povo. Ele via Nele um profeta e um mestre diferente do modelo ao qual já estavam habituados a ver nas sinagogas. O poder que Jesus demonstrava não estar apenas em seus milagres e no choque com os demônios, como nos diz Marcos. O que impressionava era o modo como ensinava. Jesus continua a vida da sinagoga num ritmo novo, buscando na Palavra de Deus sustento para a vida do povo. Não ficava repetindo frases feitas e tradições inúteis, aquelas que muito O irritavam. Ele é profeta. Havia um ensinamento que vinha do Deuteronômio (18,15), sobre um profeta como Moisés. Esse seria o Profeta e não simplesmente um profeta a mais. Vimos nos textos sobre João Batista que lhe perguntaram se ele não seria o Profeta. “Ele disse: Não!” (Jo 1,20). Ensinar com autoridade não era uma questão de poder, mas de densidade de pregação que nascia de seu interior no contato com a Palavra e com o Autor dessa Palavra. Jesus, homem que buscava o Pai, tinha na sua oração a capacidade de acolher as palavras do coração do Pai. Os tempos são maus em todos os tempos, pois o mal faz seus discípulos e impõe ao mundo suas maldades. A força profética de Jesus é descartar esse poder, que diziam ser possessão do demônio. Marcos mostra a vitória de Jesus contra o mal. O demônio o chama de Santo de Deus. Diante do Bem, o mal confessa sua inutilidade. Iniciando o novo tempo litúrgico somos convocados a seguir o Profeta Jesus.
Não fecheis o vosso coração
            Pela abertura do coração à Palavra de Deus podemos tirar o mal, o demônio, do caminho da fé. A tentação está presente na vida do homem e da mulher desde o início da humanidade. Deus não nos fez bonecos que Ele molda sem nossa participação. Deus quer que O escolhamos, que abramos nosso coração a sua presença e a sua graça salvadora. O mal nos faz escravos; a graça nos torna livres. Deus não se impõe, propõe. Diante do anúncio dado pelo profeta Jesus, somos convidados a abrir o coração: “Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: ‘Não fecheis os corações como em Meriba’” (Sl 94). Jesus não vai tirar nossos “demônios” com gritos, mas com nossa colaboração de fé. Não busquemos milagres em nossa vida cristã. O grande milagre é ouvir a Palavra e converter nosso coração mudando nossas vidas a partir da Palavra de Jesus. Seu ensinamento movia os corações. Quem procura ser profeta de Jesus, anunciador de sua Palavra e Vida, tem que ser coerente. É triste ver os cristãos com vida dupla. Uma coisa na Igreja e outra na rua.
Equilíbrio, fé e vida
            A vida de fé exige sempre uma vida coerente. Paulo, na carta aos Coríntios (2Cor 7,32-35) coloca uma questão difícil. Os cristãos esperavam a volta de Cristo ainda naquela geração. Jesus deixara algumas questões que levavam a esse pensamento. Então, por que se casar e não aproveitar para preparar a vinda do Senhor? O casamento exige muita preocupação e ocupação para viver bem casado. Nem por isso é contra o casamento e a vida afetiva. Queria que fossem como ele dedicados ao Senhor. Podemos entender o ensinamento de Paulo na sua totalidade: em qualquer circunstância da vida que escolhamos, vivamos para o Senhor na caridade como nos vai indicar em outros textos. A caridade será sempre a raiz de todos os bens. Podemos também lembrar que toda vocação pode realizar plenamente o Evangelho em nossa vida.
Leituras: Deuteronômio 18,15-20; Salmo 94; 1Coríntios 7,32-35; Marcos 1,21-28.
Ficha nº 1722 - Homilia do 4º Domingo Comum (28.01.18)           
1.      Jesus é um profeta a ser ouvido não pelos seus milagres, mas por sua palavra.
2.      É preciso ter um coração aberto para acolher.
3.      A vida humana, vivida cristamente, é um caminho completo para a salvação.

Xô Satanás.

            Jesus aprontava umas boas e bonitas. Havia na sinagoga um homem com um espírito mau que começa a provocar Jesus. Com duas palavras Ele manda o espírito embora. Isso tem que ser entendido como um homem mau que provocava Jesus. A pregação de Jesus foi suficiente para transformar o homem.
            O povo se deliciava com as palavras de Jesus, pois tinham conteúdo humano e Divino. Isso faz dele o Profeta prometido. Jesus não está concorrendo com o mal. Ele é o Senhor da vida e dos corações.
            Paulo, que era solteiro, acha que sua atitude é o melhor modo de esperar a vinda de Cristo que estava próxima. Mas ele mesmo reconhece que, vivendo bem em qualquer estado de vida, estamos na espera do Senhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário