sexta-feira, 24 de julho de 2020

nº 1982 - Homilia do 17º Domingo Comum (26.07.20)

Pe. Luiz Carlos de Oliveira 
Redentorista 
“Tu és meu tesouro” 
 Mapa do tesouro 
Jesus, para ensinar a opção total por Ele, nos faz três comparações: o tesouro, a pérola e a rede. Tem que vender tudo, pois pela metade não resolve nada. Se estamos apegados a pouca coisa, estamos presos a isso. Presos por pouco, mas presos. “Onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração. Há dentro de cada um o anseio de encontrar um tesouro em seu caminho. Isso mudaria sua vida. Quantas histórias existem nesse sentido. Jesus mostra que esse anseio está presente em todos. E apresenta qual o tesouro que pode ser encontrado: O Reino dos Céus é como um tesouro, como uma pérola, pelo qual vale entregar tudo. Existe o tudo quando não resta nada. A opção pelo Reino só existe se for total. Se não se vende tudo o que se tem, não haverá com que adquirir a pérola, ou o campo. É a seleção que acontece durante toda a vida e vai ocorrer também no final. O mapa do tesouro está bem desenhado nos ensinamentos de Jesus. Paulo nos apresenta as condições: “Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados para a salvação de acordo com o projeto de Deus... serem conformes a imagem de seu Filho” (Rm 8,29). O processo de busca do Reino vai junto com a frágil condição humana. É o que ouvimos na parábola do joio. A escolha se faz pela capacidade de saber crescer no meio das dificuldades como lemos no evangelho do joio e do trigo (Mt 13,24ss). Vender tudo pelo tesouro é a opção fundamental por Cristo. Nesta se vive em um processo de contínua conversão, pois somos pecadores. 
Conforme imagem do Filho 
Salomão, tão agraciado por Deus, faz uma oração maravilhosa quando Deus lhe oferece tudo: “Dá-me um coração compreensivo, capaz de governar o teu povo e de discernir entre o bem e o mal”. Quis somente a sabedoria. Deus diz: “Pediste sabedoria para praticar a justiça, vou satisfazer o teu pedido” (1Rs 3,11-12). Ele escolheu o tesouro. Pena que não foi fiel até o fim. É preciso o constante discernimento, como escolher os peixes da rede. Aproveita-se o que for bom e, o resto joga-se fora. É a parábola: Vende-se tudo o que se tem para comprar a pedra preciosa. Essa escolha é secundada pela carta de Paulo aos Romanos: “Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus... Aqueles que Deus contemplou com seu amor, a esses, Ele predestinou a serem conformes a imagem de seu Filho” (Rm 8,29). O tesouro escolhido não é algo exterior, mas nos transforma sempre mais em Cristo. Esse é o tesouro maior: “Cristo em nós, esperança da Glória” (Cl 1,27). O salmo nos coloca a sabedoria na observância da Palavra: “É esta a parte que escolhi por minha herança: observando vossas palavras” (Sl 118).
Coisas novas e velhas 
Nessa opção definitiva de nossa vida, depois de encontrar o tesouro, continuamos vivendo nossa realidade humana e estamos rodeados de muitas opiniões, mesmo no mundo religioso. Aqui temos o ensinamento de Jesus: “O mestre da lei que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira de seu tesouro coisas novas e velhas” (Mt 13,52). A verdade é sempre nova e os novos conhecimentos têm raízes profundas. O Reino é cheio de surpresas que nos estimulam a viver sempre melhor o tesouro encontrado. Por isso rezamos na oração pós-comunhão: “Usemos de tal modo os bens que passam que possamos abraçar os que não passam” (Oração). Por isso rezamos no salmo: “É esta parte que escolhi como herança: Observar vossas palavras, ó Senhor” (Sl 118). 
Leituras 1Reis 3,5.7-12; Salmo 118;
Romanos 8,28-30;Mateus 13,44-52. 
Ficha - nº 1982 - 
Homilia do 17º Domingo Comum(26.07.20) 
1. Se não se vende tudo o que se tem, não haverá com que adquirir a pérola ou o campo. 
2. O tesouro escolhido não é algo exterior, mas nos transforma sempre mais em Cristo. 
3. A verdade é sempre nova e os novos conhecimentos têm raízes profundas. 
Acheeeeiiii! 
Há dentro de nós um sonho de achar um tesouro, ou algo precioso. Sonho de ficar rico sem trabalhar. Jesus, sabendo disso, compara a busca de um tesouro com a busca do Reino de Deus. Só se tem esse tesouro se entregamos tudo por ele. São Geraldo, passando um dia por um bosque, encontrou um rapaz vasculhando o lugar. No diálogo soube o que estava fazendo. Então Geraldo, muito vivo, falou para o rapaz que ele sabia o lugar. Entrou um pouco no bosque, colocou o crucifixo no chão e disse: Aqui está o tesouro que vale todos os tesouros do mundo. Não sei se o rapaz gostou da troca. Mas, se era inteligente como Geraldo, deve ter amado muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário