domingo, 27 de dezembro de 2020

nº 2024 - Homilia do 4º Domingo Do Advento (20.12.20)

Pe. Luiz Carlos de Oliveira 
Redentorista 
“Alegra-te, cheia de graça” 
 Eu te farei uma casa 
O anúncio do Anjo não se refere somente a um nascimento. Todo o mistério de Cristo é único em diversas manifestações. Rezamos: “Conhecendo a Encarnação, cheguemos, por sua Paixão e Cruz, à glória da Ressurreição”. É o que contemplamos na promessa ao rei Davi. O homem pensa as coisas do homem. Deus vê mais longe e envolve o homem nas coisas de Dele. Entramos aqui numa grande profecia feita pelo próprio Deus. Davi quer construir uma casa para Deus, isto é, um templo. Desde a saída do Egito, no Sinai, o lugar do encontro com Deus era uma tenda onde estava a arca e onde se realizavam as orações e sacrifícios. Davi se preocupou, sobretudo, porque ele tinha uma casa e Deus não. Então decidiu fazer o templo. A resposta de Deus foi clara: Nunca precisei. E lhe dá em resposta um prêmio inaudito: “O Senhor te anuncia que te fará uma casa”... Tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim. E teu trono será firme para sempre” (2 Sm 7,11.16). Casa, na linguagem do Senhor, é a permanência da casa real de Davi...O herdeiro desse trono será o próprio Filho de Deus, que é um rei eterno. O Reino eterno acolhe o novo povo proveniente de todos os povos. É a estabilidade e a abertura a todos os filhos de Deus de todos os tempos. E Jesus, em seu nascimento, é anotado como herdeiro: “...Será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor lhe dará o trono de Davi, seu pai; Ele reinará na casa de Jacó para sempre, e o seu reinado não terá fim” (Lc 1,32-33). A casa de Davi se identifica com o Reino de Deus, inaugurado pelo seu rei, Jesus. 
Casa de todos 
Encontramos um grande fechamento em Israel, considerando-se como o povo de Deus, sempre mais discriminando os outros povos. Jesus usa essa mentalidade quando atende aquela siro-fenícia chamando-a de “cachorrinho”. Ela replica dizendo que os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa dos donos. Jesus diz: “Grande é tua fé, seja-te feito como queres!” (Mt 15,21ss). A grande mensagem de Paulo revela o grande mistério: “Deus quer levar de todas as nações, para trazê-las à obediência da fé” (Rm 16,26). Jesus, o herdeiro de Davi, não é mais o privilegiado sucessor, mas é o Senhor de todos. É bom notarmos que o Reino é aberto a todos, sem um modelo exclusivo. É a grande riqueza que Deus pôs nos povos. Essa riqueza nos é apresentada no dia de Pentecostes. A lista dos povos ali apresentada não significa um encontro ocasional de estrangeiros. Sua localização indica todos os pontos do mundo. É a universalidade da salvação. No recenseamento de César, que levou Jesus a nascer em Belém, Jesus foi inscrito como um no império que dominava todos os povos. A casa de Davi que dura para sempre, é uma casa para todos. 
Faça-se em mim 
A espiritualidade da encarnação nos conduz a uma atitude de obediência. Maria acolhe o projeto de Deus sobre ela. Soube discernir e, vendo sua pequenez, distinguiu as escolhas de Deus: “Grandes coisas fez em mim o todo poderoso” (Lc 1,49). Assume o projeto de Deus e diz: “Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). Não disse: seja como Deus quer, mas “faça-se segundo a tua palavra”. Acolhe o projeto de Deus através daquele que o anuncia. Ela não disse: ‘Comigo, Deus não disse nada’. Aceitou as mediações que Deus usa. É lindo ver como o caminho da Encarnação penetra todas as realidades da fé. Deus usa o humano para que o Divino se estabeleça entre nós. Quanto mais humano, mais apto está para transmitir o que é divino. A dimensão simbólica se estabelece como doutrina.
Leituras 2 Samuel 7,1-5.8b-12.14ª.16; Salmo 88; 
Romanos 16,25-27; Lucas 1,26-38 
Ficha nº 2024
Homilia do 4º Domingo Comum (20.12.20) 
1. O herdeiro desse trono será o próprio Filho de Deus, que é um rei eterno. 
2. É bom notarmos que o Reino é aberto para todos, sem um modelo exclusivo. 
3. A espiritualidade da encarnação nos conduz a uma atitude de obediência. 
4. Se fores realmente HUMANO, alcançarás a condição Divina 
Minha casinha 
Deus prometeu a Davi uma casa eterna – sua realeza. Jesus comprou tudo. E nós, com nossa pequenez, servimos só para lacaio nesse Reino? Parece complicado. Mas na verdade funciona assim. Minha casinha, pois não tenho um reino, ela tem tudo que esse reino tem, em tamanho pequeno. É como Jesus dizia: em semente. Mas cresce na medida de nosso empenho para que o grande Reino se desenvolva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário