sábado, 8 de setembro de 2018

nº 1785 Artigo - “Santidade é missão”

Pe. Luiz Carlos de Oliveira
Redentorista

2088. A tua missão em Cristo
            Continuamos refletindo o ensinamento de Papa Francisco sobre a santidade. Sabemos que o assunto não cola muito no momento em que vivemos, mas é o único que tem a cola que garante para sempre. Francisco, nosso Papa, dá uma visão ampla que vai além do intimismo. A santidade é a união a Cristo e sua missão, passando pelo que Ele passou.  A missão é um caminho de santidade. Diz Paulo: “Esta é, na verdade, a vontade de Deus: a vossa santificação” (1Ts 4,3). O Papa diz: “Cada santo é uma missão. É um projeto do Pai que visa refletir e encarnar, num momento determinado da história, um aspeto do Evangelho” (GE 19). Santidade e missão se completam. “Esta missão tem o seu sentido pleno
em Cristo e só se compreende a partir d’Ele. A santidade é viver em união com Ele os mistérios da sua vida; consiste em associar-se duma maneira única e pessoal à morte e ressurreição do Senhor, em morrer e ressuscitar continuamente com Ele”(GE 20). Vivemos a realidade do Mistério Pascal na proporção da bondade de Deus. Como cada um tem uma missão, tem também uma participação em algum aspecto da vida de Cristo: A vida oculta, a vida comunitária, a proximidade aos últimos, a pobreza e outras manifestações da sua doação por amor. Assim nós O encarnamos. Somos uma continuada encarnação de Cristo em nossas atitudes. “Tudo o que Cristo viveu, Ele próprio faz com que o possamos viver n’Ele e Ele vivê-lo em nós” (GE 23).
2089. A Caridade plenamente vivida
           Normalmente temos a santidade como uma conquista pessoal, sofrida e constante. Santidade é o Cristo em nós. De nossa parte cabe a correspondência. O Papa afirma: “O desígnio do Pai é Cristo, e nós n’Ele. Em última análise, é Cristo que ama em nós, porque a santidade “mais não é do que a caridade plenamente vivida” (GE 21). Papa Bento XVI comenta: “Por conseguinte, ‘a medida da santidade é dada pela estatura que Cristo alcança em nós, desde quando, com a força do Espírito Santo, modelamos toda a nossa vida sobre a Sua’”  (GE 21). A beleza da santidade é a formação de Cristo em nós. Cada vez mais tornamos visível Cristo. Na perspectiva da presença de Cristo agindo em nós, somos sua imagem viva. Por isso acrescenta o Papa: “Assim, cada santo é uma mensagem que do Espírito Santo. Tira da riqueza de Jesus Cristo e dá ao seu povo”. Vemos como há na santidade o movimento do Espírito que nos une a Cristo, configura-nos com Ele, e a seguir extrai de nós essa mensagem do Espírito. Somos parte de um corpo e O manifestamos aos outros. Ser santo não significa não ter defeito e ter tudo muito certinho na vida. É um constante caminhar. No caminho da santidade nos deparamos com erros e falhas. Exigimos de uma pessoa santa a perfeição total e nos esquecemos dos nossos defeitos, como não pudéssemos ser santos. É justamente a permanente luta que vai demonstrar a grande santidade.
2090. Deixa-te transformar
            Tudo parece bonito, mas muito distante de nosso cotidiano. Mas a chamada está ai. Insistente. Não é preciso ser santo, é preciso procurar a santidade na medida em que a Palavra, o Espírito e a Igreja nos estimulam e chamam. Quando damos passos, os passos se repetem e Deus faz a transformação. Nós não vemos, mas o Senhor sabe o que faz em nós. A vida de um santo é muito humana. Dizem que, quando S. Terezinha morreu, uma co-irmã disse: “o que vamos dizer dela? Ela não fez nada de especial!” Especial é o amor que vivemos. Precisamos conceber a totalidade da vida como uma missão. Quanto mais transformados, mais atuamos na missão, pois Cristo age em nós.
https://padreluizcarlos.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário