domingo, 7 de outubro de 2018

nº 1796 - Homilia do 28º Domingo Comum (14.10.18)

Pe. Luiz Carlos de Oliveira
Redentorista
“A força da Palavra  da Sabedoria”

Se quiseres ser perfeito
           O próprio Jesus se surpreende com a cena de alguém que vem correndo a seu encontro, ajoelha-se e pergunta: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?” Diz Jesus: “Por que me chama de bom. Só Deus é bom” (Mc 10,17). Há nesse momento o intercâmbio entre o homem que procura e o Deus que responde. Jesus é Bom. Então lhe apresenta que os mandamentos da segunda tábua são o caminho de todas as pessoas que querem o bem. É estranho que, para ser bom, bastam os mandamentos. Mas para arrojar-se seguindo Jesus é preciso mais: “Só te falta uma coisa: Vai, vende tudo o que tens e, e dá aos pobres e, terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-Me”. Há uma identificação do seguidor de Jesus e a proposta de ser perfeito. Ser perfeito é um ideal para todos. Mas seguir Jesus, como Ele vivia, é uma sabedoria que não é pedida a todos. Os bens podem impedir, pois impedem a totalidade da entrega a Deus. Por isso, a primeira leitura traz como tema a busca da sabedoria que é o maior valor. Ela sacia totalmente o desejo humano: “Saciai-nos de manhã com vosso amor e exultaremos de alegria todo o dia” (Sl 89). O apego aos bens pode impedir essa entrega total ao convite de Jesus. Jesus reconhece: “Como é difícil para os ricos entrarem no Reino de Deus” (id 23). Diante do espanto dos discípulos quanto à impossibilidade de salvarem-se tendo bens, responde que “para os homens é impossível, mas não para Deus.” (id 24-27). É possível quando somos capazes de escolher Deus através da sabedoria. Ela é a maior riqueza, o resto é lama (Sb 7,7-11). A sabedoria em Cristo se tem pela Palavra de Deus. O seguimento de Cristo só pode ser total.
A Palavra é eficaz
           A proposta de Jesus para o homem que veio procurá-lo é simples: os mandamentos. Eles envolvem a pessoa inteira em todas as suas dimensões humanas. Eles são nomes do amor. Curiosamente Jesus não fala dos primeiros mandamentos referentes a Deus: Esses mandamentos são os que dão o significado a todos os outros sete. Só vai cumpri-los se for por uma razão maior que é o amor de Deus na opção por Cristo que se entrega ao Pai no despojamento total. Seguir Jesus implica a verdadeira sabedoria de deixar tudo. Podemos até examinar que a Igreja tem dificuldades de se firmar por que não se desapega de tudo. Falta espaço para a sabedoria. A Palavra de Deus ouvida, vivida e proclamada é a garantia da sabedoria. Ela é viva e eficaz, mais cortante que uma espada de dois gumes... Penetra até dividir a alma, espírito, articulações e medula. Ela discerne tudo que há na pessoa. Sem a Palavra de Deus não podemos fazer a opção radical por Cristo.
Deixamos tudo
           Pedro, depois de reconhecer que já vive esse desapego, diz que deixaram tudo para seguir Jesus. Por aí podemos ver que não é um absurdo arriscar e deixar todas as coisas, pois aqueles homens simples o tinham feito. Então Jesus responde que quem fez isso terá cem vezes mais. A riqueza do encontro com Deus é muito maior, pois atinge o homem todo, não somente seus bens. Cem vezes mais significa que nada estará fora do alcance da vida. Mas com perseguições, como aconteceu com Jesus. Já possui cem vezes mais, e no futuro a vida completa na eternidade. A sabedoria nos abre o caminho de saber deixar tudo na ousadia de ter tudo. Poder-se-ia dizer que a diferença entre ter tudo depois de deixar é encontrar o Tudo em tudo o que somos. O empenho de toda pessoa deve ser a ousadia de querer a sabedoria e com ela todos seus frutos que dão a vida eterna.
Leituras: Sabedoria 7,7-11;Salmo 89; Hebreus 4,12-13;Marcos 10,17-30
Ficha: nº 1796 - Homilia do 28º Domingo Comum (14.10.18)

1. Há uma identificação do seguidor de Jesus com a proposta de ser perfeito.
2. Seguir Jesus implica a sabedoria de deixar tudo para ter tudo.
3. Seguir Jesus é a sabedoria que tudo nos dá, com perseguições, como foi com Ele.

                       Varinha de condão

           As fadas transformavam abóboras em carruagens. Jesus, com o toque do convite Divino, transforma o pobre de muitas coisas e em rico de nada. A princesa voltava a ser borralheira. O seguidor de Jesus, não volta depois de ter deixado tudo, mas vai adiante em algo maior. A vara de condão é a disposição de seguir Jesus com totalidade. Os pobres discípulos já o fizeram e por isso recebem essa promessa da totalidade da vida.
           O mundo das fadas, das riquezas e do bem-estar que buscam com toda a loucura, pode encontrar sossego quando de pequenos que somos, fazemos o grande gesto de acolher com totalidade a pessoa de Jesus. Ele é a Palavra que discerne e a sabedoria que alimenta.  
https://padreluizcarlos.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário