Redentorista
“A
força da Palavra da Sabedoria”
Se quiseres ser perfeito
O próprio Jesus se surpreende com
a cena de alguém que vem correndo a seu encontro, ajoelha-se e pergunta: “Bom
Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?” Diz Jesus: “Por que me chama
de bom. Só Deus é bom” (Mc 10,17). Há nesse
momento o intercâmbio entre o homem que procura e o Deus que responde. Jesus é
Bom. Então lhe apresenta que os mandamentos da segunda tábua são o caminho de
todas as pessoas que querem o bem. É estranho que, para ser bom, bastam os
mandamentos. Mas para arrojar-se seguindo Jesus é preciso mais: “Só te falta
uma coisa: Vai, vende tudo o que tens e, e dá aos pobres e, terás um tesouro no
céu. Depois, vem e segue-Me”. Há uma identificação do seguidor de Jesus e a
proposta de ser perfeito. Ser perfeito é um ideal para todos. Mas seguir Jesus,
como Ele vivia, é uma sabedoria que não é pedida a todos. Os bens podem
impedir, pois impedem a totalidade da entrega a Deus. Por isso, a primeira
leitura traz como tema a busca da sabedoria que é o maior valor. Ela sacia
totalmente o desejo humano: “Saciai-nos de manhã com vosso amor e exultaremos
de alegria todo o dia” (Sl 89). O apego aos
bens pode impedir essa entrega total ao convite de Jesus. Jesus reconhece:
“Como é difícil para os ricos entrarem no Reino de Deus” (id
23).
Diante do espanto dos discípulos quanto à impossibilidade de salvarem-se tendo
bens, responde que “para os homens é impossível, mas não para Deus.” (id
24-27).
É possível quando somos capazes de escolher Deus através da sabedoria. Ela é a
maior riqueza, o resto é lama (Sb 7,7-11). A sabedoria em
Cristo se tem pela Palavra de Deus. O seguimento de Cristo só pode ser total.
A Palavra é eficaz
A
proposta de Jesus para o homem que veio procurá-lo é simples: os mandamentos.
Eles envolvem a pessoa inteira em todas as suas dimensões humanas. Eles são
nomes do amor. Curiosamente Jesus não fala dos primeiros mandamentos referentes
a Deus: Esses mandamentos são os que dão o significado a todos os outros sete.
Só vai cumpri-los se for por uma razão maior que é o amor de Deus na opção por
Cristo que se entrega ao Pai no despojamento total. Seguir Jesus implica a
verdadeira sabedoria de deixar tudo. Podemos até examinar que a Igreja tem
dificuldades de se firmar por que não se desapega de tudo. Falta espaço para a
sabedoria. A Palavra de Deus ouvida, vivida e proclamada é a garantia da
sabedoria. Ela é viva e eficaz, mais cortante que uma espada de dois gumes... Penetra
até dividir a alma, espírito, articulações e medula. Ela discerne tudo que há
na pessoa. Sem a Palavra de Deus não podemos fazer a opção radical por Cristo.
Deixamos tudo
Pedro, depois de reconhecer que
já vive esse desapego, diz que deixaram tudo para seguir Jesus. Por aí podemos
ver que não é um absurdo arriscar e deixar todas as coisas, pois aqueles homens
simples o tinham feito. Então Jesus responde que quem fez isso terá cem vezes
mais. A riqueza do encontro com Deus é muito maior, pois atinge o homem todo,
não somente seus bens. Cem vezes mais significa que nada estará fora do alcance
da vida. Mas com perseguições, como aconteceu com Jesus. Já possui cem vezes
mais, e no futuro a vida completa na eternidade. A sabedoria nos abre o caminho
de saber deixar tudo na ousadia de ter tudo. Poder-se-ia dizer que a diferença
entre ter tudo depois de deixar é encontrar o Tudo em tudo o que somos. O
empenho de toda pessoa deve ser a ousadia de querer a sabedoria e com ela todos
seus frutos que dão a vida eterna.
Leituras: Sabedoria 7,7-11;Salmo 89; Hebreus
4,12-13;Marcos 10,17-30
Ficha:
nº 1796
- Homilia do 28º Domingo Comum (14.10.18)
1. Há uma
identificação do seguidor de Jesus com a proposta de ser perfeito.
2. Seguir Jesus
implica a sabedoria de deixar tudo para ter tudo.
3. Seguir Jesus
é a sabedoria que tudo nos dá, com perseguições, como foi com Ele.
Varinha de condão
As fadas transformavam abóboras
em carruagens. Jesus, com o toque do convite Divino, transforma o pobre de
muitas coisas e em rico de nada. A princesa voltava a ser borralheira. O
seguidor de Jesus, não volta depois de ter deixado tudo, mas vai adiante em
algo maior. A vara de condão é a disposição de seguir Jesus com totalidade. Os
pobres discípulos já o fizeram e por isso recebem essa promessa da totalidade
da vida.
O
mundo das fadas, das riquezas e do bem-estar que buscam com toda a loucura,
pode encontrar sossego quando de pequenos que somos, fazemos o grande gesto de
acolher com totalidade a pessoa de Jesus. Ele é a Palavra que discerne e a
sabedoria que alimenta.
https://padreluizcarlos.wordpress.com/
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