sábado, 15 de junho de 2019

nº 1866 - Homilia da Sol. Santíssima Trindade (16.06.19)

Pe. Luiz Carlos de Oliveira 
Redentorista 
Trindade que amamos 
Mistério que explica 
O mistério não encobre a luz, mas é uma luz que nos abre à verdade que se comunica. Quando falamos de Santíssima Trindade, já vem logo a expressão: “É um Mistério insondável que nos bloqueia e nos impede de podermos dizer: ‘Eu vi Deus e não morri’”. Os judeus temiam a visão de Deus por que causaria a morte. Mas não foi essa a impressão que Jesus nos passou. Aliás, Ele abriu o regaço do Pai para acolher todos os filhos, sem distinção. A Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, Se revelou na maturação para dar a compreender a ação de Deus na história. Jesus, em suas atitudes e palavras, nos fez chegar ao conhecimento do Pai. O Filho nos revelou o Pai (Mt 11,27). Ele tomava as decisões em união com o Pai e o Espírito. Celebramos a festa da SSma Trindade, depois de termos encerrado a celebração do Tempo Pascal. Estamos diante de um mistério que se abre ao conhecimento e participação. Não há segredo que não sabemos, mas abertura total à qual Jesus nos introduziu (Jo 8,38). A Palavra de Deus tira o véu e nos leva à Vida. Sabemos que o Espírito Santo, dado pelo Pai, nos fará compreender tudo o que Jesus ensinou. Ele é a viva memória presente na Igreja para a compreensão sempre mais viva de Jesus e de seu desígnio de Salvação. Tudo o que Jesus fez para nossa salvação não se perde no esquecimento na natureza humana, pois o Espírito mantém viva sua memória e nos colocará em contato vivo com o Pai pela Verdade que é o Filho. A Palavra é sempre viva e eficaz (Hb 4,12). Pela própria Palavra podemos entender toda a Palavra. 
Viver para louvar. 
É sempre difícil falar sobre a Santíssima Trindade, como vimos. Diferentemente é fácil deixar que Deus fale através de seus filhos queridos e de sua natureza tão amável. Parece-me que hoje temos que destrancar os grandes portais de tão grande mistério e debulhar nos dedos da fé, o rosário dessas maravilhas. Viver é dar a vida. Assim fez Jesus, assim espera que façamos. Sabemos pouco de Deus. Quanto mais pensamos que sabemos, mais se abre o tesouro do coração Divino para penetrarmos tão preciosa maravilha. É um mistério que se contempla. Para Vós, até o silêncio é louvor. Ao refletirmos, procuramos explicar o que sabemos. No mistério da Trindade, explicar é louvar. Não podemos passar por essa verdade sem sentir que ela nos envolve em seus tentáculos de amor. Não sabemos como dizer. A palavra da Sabedoria é justamente o texto de Provérbios (8,22-31): Quando o Pai realizava as obras do Universo... “Eu estava ao seu lado como mestre-de-obras; Eu era seu encanto, dia após dia, brincando, todo o tempo em sua presença, brincando na superfície da terra e, alegrando-me em estar com os filhos dos homens” (30- 31). 
Primeira e última letra 
Toda beleza do Universo criado na força do Espírito, colhida de um jogo amoroso do Pai com o Filhinho, para transmitir felicidade e alegria. Vemos que o mundo tem medo de ser criança feliz. Assim corresponde ao modelo desenhado pelo Espírito para estar presente em todos os seres criados. Preferimos uma religião e vida de patrão e escravo. É mais cômodo, pois o amor nos põe em total relação para a obra do amor. Esse amor não nos decepciona mesmo nas tribulações: “A esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5). Celebrar a SS.ma Trindade é celebrar a festa do Mistério Pascal realizado em nós.
Leituras: Provérbios 8,22-31;Salmo 8;
Romanos 5,1-5;João 16,12-15. 
Ficha nº 1866 - Homilia da Sol. Santíssima Trindade (16.06.19) 
1.A revelação da Trindade se faz pelo amor com que Jesus nos amou. 
2.No mistério da Trindade explicar é louvar. 
3.O Universo criado no amor, só é compreendido no amor. 
Farra da molecada
Na busca de compreender os sagrados mistérios sempre achamos pontos difíceis. A prova é feia, quando o assunto é profundo. Passamos mal e nos satisfazemos com uma ignorância marota. Não sei, é mistério. Deus age ao contrário: Quanto mais profundo mais podemos compreender na simplicidade. Por isso Jesus coloca como explicação o amor que recebe do Pai. Sente-se garoto no amor do Pai. Na criação do mundo, como nos ensina o livro dos Provérbios, o Pai ajuntou o que havia de anjo miúdo e moleque, e os colocou como engenheiros. Saiu tudo como brinquedo de criança. Foi uma farra da molecada brincando e criando. E o Pai gostou tanto que fixou como a maravilha do amor. O universo é retrato de seu Filho Amado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário