sábado, 4 de janeiro de 2020

nº 1924 - Homilia da Epifania do Senhor (05.01.20)

Pe. Luiz Carlos de Oliveira 
Redentorista 
“Viram a estrela no Oriente” 
Sentiram grande alegria 
Vieram Magos do Oriente. Assim diz a Bíblia. Não disse quantos eram ou se eram reis. Eram magos, estudiosos dos movimentos dos astros. Homens da ciência. E quando são homens de verdadeira ciência, conhecem os caminhos de Deus. Conhecendo as profecias sabiam daquela que dizia o profeta pagão Balaão: “Vejo, mas não agora, contemplo, mas não de perto: Um astro se levanta dos acampamentos de Jacó e se torna chefe” (Números, 24.17). Esse astro não é aquele cometa que se coloca nos presépios, mas é o próprio Cristo. Os Magos seguiam uma estrela para encontrar a Estrela viva, o Sol vivo que ilumina todo homem que vem a este mundo. Eles seguiam a estrela. Quando viram a novamente sentiram uma alegria muito grande. Quando entraram à casa viram o Menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante Dele e O adoraram. Depois abriram seus cofres e ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. A oferta de ouro, incenso e mirra, significa que este Menino que nasce e que eles adoram, é o Senhor rei do universo a quem se oferece o ouro. É Deus, a quem se oferece o incenso de adoração. Mas é também o homem das dores, que participa de nossas fraquezas a quem se oferece a mirra. Esta é uma resina usada para embalsamar cadáveres. Servia também de anestésico para a dor e é amarga. Essa é a resposta que podemos dar ao Menino que nos foi dado. Herodes recusou e quis matar. Os Magos acolheram, adoraram e voltaram por outro caminho. Não fizeram o jogo de Herodes, caindo na sua ideologia e em seu pecado. O Menino mudou seus corações e seus rumos. Agora anunciam a Estrela. 
Os pagãos são admitidos
O mundo jazia nas trevas, diz o profeta Isaias a Jerusalém na primeira leitura. Ele conclama: “Levanta-te Jerusalém porque chegou a tua luz” (Is 60,1). Essa luz é a presença do Senhor. “Os povos caminham à tua luz. Levanta os olhos ao redor e vê: todos se reuniram e vieram a ti” (id 3-4). Fala também dos que vêm de longe trazendo ouro, incenso e mirra. O mundo em trevas vê uma luz. São Paulo diz, na carta aos Efésios, que recebeu a revelação de Deus e teve conhecimento do mistério: “Todos os povos são admitidos à mesma herança e, como membros do mesmo corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo por meio do Evangelho” (Ef 3,6). Deus é Deus de todos. Cristo veio para todos. Por isso Paulo anuncia. Estamos diante de uma das questões prementes para a Igreja dos tempos atuais. O Concílio deu diretivas muito claras sobre a missão da Igreja no mundo. A missão é cada vez mais premente. Se a Igreja que são os cristãos, não sai de si e de seu mundo, ela perde o sentido e fica uma “religião a mais”. Jesus não veio para implantar mais uma religião, mas para levar à comunhão com a Trindade e entre si. 
Voltaram por outro caminho 
A Igreja, nós os cristãos de todas as denominações, não podemos nos fechar e achar que Cristo é nosso. Somos chamados a ser como Paulo: anunciar a todos. Chamar todos à luz de Cristo e não a nós. Faremos muito mal se assim o fizermos. Quem não é missionário de Cristo destrói o Cristo como Herodes quis fazer. O Cristo não pode ser feito a nosso modelo, mas nós devemos ser semelhantes a Ele. Eles não eram reis, não eram três, mas eram fiéis e de fé inteligente. Eles voltaram por outro caminho. O sábio não faz o jogo da maldade. Eles fazem o grande convite a todos os “sábios desse mundo” a mudarem caminhos e serem transformadores do mundo. Celebrar a Epifania é celebrar a manifestação de Deus que está sempre a nos atrair. Mundo novo por outro caminho. 
Leituras-Leituras: Isaias 60,1-6; 
Efésios 3,2-3a.5-6; Mateus, 2,1-12 
Ficha nº 1924 - Homilia da Epifania do Senhor (05.01.20) 
1. Herodes recusou e quis matar. Os Magos acolheram, adoraram e voltaram por outro caminho. 
2. Se a Igreja não sai de si, ela perde o sentido e fica uma “religião a mais”. 
3. A Igreja, nós os cristãos, não podemos nos fechar e achar que Cristo é nosso.
Velhinhos espertos
Quem pensa que velho é bobo, é mais bobo que eles, pois são danados. A ciência e a sabedoria juntas compõem o homem completo na humanidade e na participação da divindade. Quando vemos o velho Simeão no templo, compreendemos o que significa amadurecer no Espírito Santo. Foi capaz de conhecer o dia do Messias. Percebeu-O à distância. Refletindo sobre os Magos, que nem sabemos quem eram, mas eram homens de sabedoria. Souberam procurar, conhecer e encontrar o Messias naquela criança. Com os olhos de Deus podemos encontrá-Lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário