Miguel Goñi nasceu em Imarcoáin, Navarra, em 27 de abril de 1902. Depois de uma infância profundamente piedosa, ingressou no Seminário Menor Redentorista em 8 de setembro de 1913. Em 26 de agosto de 1920 fez a profissão religiosa e recebeu a ordenação sacerdotal em setembro 27, 1925.
Por alguns anos se dedicou ao ministério de missões, até que seus pulmões se esgotaram e ele teve que se dedicar quase exclusivamente ao ministério interno de nossas igrejas. Chegara a Cuenca no início de 1936.
Ambos foram gêmeos no martírio. Saindo do convento, refugiaram-se na casa do cónego D. Acisclo Domínguez. Poucos dias depois receberam a hospitalidade do beneficiário da catedral de Almería, D. Enrique Gómez. Eles logo perceberam o perigo em que estavam. Pensando nisso, Pe. Olarte disse, referindo-se à próxima festa de Santo Afonso, disse: “Vamos passar o dia de Santo Afonso no céu”. E assim foi.
No dia 31 de julho, depois de ter celebrado a Missa na casa de D. Enrique, a turba apareceu; Eles os revistaram e levaram tudo o que tinham e, entre o ridículo e as blasfêmias, os conduziram pelas margens do Júcar até uma clareira que servia de pedreira, perto da usina chamada 'El Batán'. Lá eles atiraram nas vítimas, deixando-as inacabadas.
Não há uniformidade em apontar qual das duas vítimas durou várias horas viva, lutando entre chocalhos de agonia. O coletor central, D. Anastasio García, abordou-os por volta das seis da tarde, e a essa altura os dois já haviam morrido. Às 22h, o tribunal chegou para recolher os corpos. Eles os colocaram na mesma caixa e os enterraram na vala comum.
Quando os corpos foram exumados em abril de 1940, Pe. Olarte “estava com a cabeça intacta, embora os buracos de bala pudessem ser vistos. Seus lábios eram flexíveis e sua língua suave; o peito, com carne rosada; notamos em seu rosto magro a expressão de dor aguda.” Quanto ao Pe. Goñi: “O esterno foi quebrado, o ombro esquerdo afundado, um efeito sem dúvida dos golpes da queda rolando pelo barranco. Você podia ver em seu rosto os efeitos de uma agonia prolongada e extremamente dolorosa.
https://padreluizcarlos.wordpress.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário