terça-feira, 13 de dezembro de 2022

VENERÁVEL PADRE VITOR COELHO DE ALMEIDA

O Padre Vitor Coelho de Almeida nasceu dia 22 de setembro de 1899, em Sacramento (MG), filho de Leão e Maria Sebastiana. 
Aos 12 anos entrou para o Seminário Redentorista Santo Afonso, em Aparecida. 
Em 1918 fez sua profissão religiosa em Perdões e dia 5 de agosto foi ordenado sacerdote em Gars Am Inn, na Alemanha onde fizera os estudos de filosofia e teologia. 
Voltando ao Brasil, dedicou-se às missões populares, vivendo, sobretudo em Aparecida. 
E, de 1925-1929 em Araraquara. 
Depois de ter estado em Campinas de Goiás, de 1933-1940, residiu em Araraquara e S. Paulo. 
Sua generosa disponibilidade, seu estilo simples e a linguagem fácil fizeram-no muito popular nos estados de S. Paulo, Paraná, Minas Gerais e Espírito Santo. 
Acometido de tuberculose, foi internado sanatório divina Providência de Campos do Jordão. 
Depois de sete anos de dolorosas tratamentos, suportados com evangélica paciência, não podendo retornar às missões por causa da saúde precária, voltou a Aparecida para trabalhar no Santuário. 
Por 36 anos fez missão através da Radio Aparecida, fundada com sua contribuição em 1951 e da qual foi diretor de 1965 a 1970. 
Ainda hoje, permanecer inesquecíveis entre o povo suas alocuções radiofônicas e seus programas – Os Ponteiros Apontam para o Infinito, Consagração a N.S.Aparecida e Entrevista com os Romeiros. 
Através da Rádio, Pe. Vitor pode evangelizar também aqueles que viviam nas regiões mais remotas e abandonadas do Brasil. 
Podia ser facilmente encontrado pelos peregrinos que, depois da participação das missas, pediam para conhecê-lo, conversar com ele e tirar uma foto. 
Dia 21 de julho de 1987, depois de uma embolia pulmonar, faleceu em Guaratinguetá, no Hospital Frei Galvão, com a idade de 87 anos.
A notícia de sua morte fez acorrer para os funerais, celebrados no dia seguinte na Basílica de N.S.Aparecida, uma multidão de certa 20.000 pessoas. 
Seu processo de beatificação foi aberto dia 12 de outubro na basílica de N.S.Aparecida, na missa das 11 h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário