sábado, 25 de maio de 2019

nº 1860 - Homilia do 6º Domingo da Páscoa (26.05.19)

Pe. Luiz Carlos de Oliveira 
Redentorista 
“Guardar a Palavra” 
Frágil, mas forte na fé! 
A liturgia do tempo pascal nos estimula viver o Mistério de Cristo, isto é, levar a Palavra a se encarnar no dia a dia. É ser uma resposta ao diálogo da Encarnação à resposta total do Filho em sua morte. Em sua Encarnação busca sempre fazer a vontade do Pai através do amor. Jesus, antes de anunciar o Reino, faz a vontade do Pai dando a vida para que todos tenham a vida plena (Jo 10,10). Jesus, em sua decisão, se alegra porque os seus discípulos frágeis e humildes se abrem tanto à palavra e, como no amor que gera em nós. É a questão fundamental que dirige sua vida. Assim somos chamados a viver como Ele viveu. Amar é guardar a Palavra. Ao pequeno grupo, mas aberto, Ele garante sua verdade. Viver a Palavra é ter a vida, pois assim aconteceu com Ele. “Se alguém me ama, guardará minha Palavra. E meu Pai o amará e, nós viremos a Ele e Nele faremos morada” (Jo 14-23). Essa presença do amor não reduz sua intensidade por causa da fraqueza de seus discípulos, pois Jesus dá a certeza da presença do Espírito Santo que abre os ouvidos e os corações para que recebam o dom do Pai. O Espírito que o Pai enviará, ensinará tudo e recordará tudo o que tenho dito (Id 25). Que garantias humanas os discípulos apresentam para a continuação da missão de Jesus? O Espírito manterá viva a memória de Jesus e seus ensinamentos. Disse também: “Deixo-vos a paz a minha vos dou; mas não a dou como o mundo” (Jo 14,23-29). Os discípulos vivem no mesmo caminho. 
Espírito constrói a Igreja 
Após a subida ao Céu, em sua Ascensão, encerrando seu tempo e missão, podemos nos perguntar: E agora? Com a maravilhosa Ascensão de Cristo, iniciamos o mundo novo querido por Deus. É agora que Jesus nos dá o Espírito da Verdade. Pode-se pensar que esse mistério foi como que fechar sua ação no mundo. Entramos no tempo do Espírito que tem a força do Pai e do Filho para dar a seus fiéis os preciosos tesouros da intimidade Divina. A trilha para encontrar o Pai e o Filho serão suas palavras e sua vida. João ensina que Ele ensinará toda a verdade e recordará tudo o que Filho ensinou (Jo 4,26-27). Depois da realização a vontade salvadora de Deus em Jesus, a vontade proclamada, é agora vivida por todos os fiéis. É difícil superar o tempo que nos separa e perceber a realidade.
Que as nações vos glorifiquem 
A Ressurreição de Jesus fecha o tempo da morte e abre a cidade de nosso Deus. João, em sua reflexão sobre a grandiosidade de nosso futuro desvenda a grandiosidade da futura Jerusalém. É a morada celeste. Cidade sem templo, pois seu templo é o Senhor. A luz é o Cordeiro. O que é mostrado radiante. Somos luz que reflete a luz do Cordeiro. Por isso, uma etapa da catequese aos adultos a serem batizados, chama de iluminação. Nós estamos envolvidos nesse mistério quando estamos com os apóstolos que são os alicerces dessa cidade. Esta cidade já se delineia agora, no hoje de Deus. A leitura do Apocalipse provoca incompreensões por sua linguagem como somente humana. o É Espírito que fala. Leituras: Atos 15,1-2,22-29;Salmo 66; Apocalipse 21,10-14.22-23;João 14,23-29 
Ficha nº 1860 - Homilia do 6º Domingo da Páscoa (26.05.19) 
1. O Espírito ensina a comunidade recordando o ensinamento e mantendo-o vivo. 
2. Entramos no tempo do Espírito que dá a seus fiéis os preciosos tesouros. 
3. Nós, em Cristo, somos luz com Ele. 
Chave do tesouro. 
Faz parte do ser humano a busca de um tesouro escondido que vai transformar a vida. Esta busca se faz com mapas, com aventureiros e perigos. No final das contas, nada foi encontrado. A descrição é magnífica, que mesmo sendo sonho, continuamos felizes. O sonho de todo homem e mulher é viver toda a felicidade do mundo. É a busca do tesouro, como diz Jesus disse: “Onde estiver o seu tesouro, aí estará o seu coração” (Mt 6,21). Voltados ao tema, numa referência a nós, hoje, podemos compreender que esta busca do tesouro em vida comunidade tem a chave do amor no pensamento, no coração e nas atitudes. O amor é um trator que abre caminho para que realizamos a felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário