terça-feira, 5 de janeiro de 2021

nº 2030 - Homilia do Batismo de Jesus (10.01.21)

Pe. Luiz Carlos de Oliveira 
Redentorista 
“Batismo de Jesus”
Tu és o meu Filho amado
No contexto da Manifestação do Senhor no Natal e na Epifania, celebramos o Batismo de Jesus no qual o próprio Pai apresenta seu Filho. É um batismo de conversão preparando a vinda do Messias. João encerra a profecia do Antigo Testamento batizando Aquele que era o prometido. Jesus traz em si o anseio do povo pelo Messias prometido e é apresentado pelo Pai como realização completa da profecia: “Tú és o Filho amado, em Ti ponho todo o meu amor” (Mc 1,11). João prepara os caminhos do Senhor. E o Senhor vem. Começa o novo tempo, pois Jesus age no Espírito. Quando se diz do Espírito, como pomba, não se trata diretamente da ave, mas do seu vôo. Lembramos que Noé soltou uma pomba da arca. Ela foi e voltou com um ramo de oliveira do bico (Gn 8,11). O Filho, o Dileto, é apresentado pelo Pai, cheio do Espírito, para a missão no mundo novo, depois do dilúvio do mal do primeiro homem. O batismo de Jesus é um ensinamento sobre batismo dos cristãos. É bom lembrar que o batismo de Jesus não é nosso batismo, pois o batismo de João era para conversão e preparação para a vinda do Messias. Somos batizados em nome no Pai, no Filho e no Espírito, isto é, inseridos na vida da Trindade, no amor que o Pai tem e que é dado a todos que se unem a seu Filho. O batismo é a abertura para a vida da graça. Todos os demais sacramentos tiram dele sua força e significado. A vida cristã tem sua origem no batismo como para Jesus foi o momento do dom do Espírito para a missão. 
Eis o meu servo 
O Profeta Isaías faz os belos poemas do “Servo de Javé”. Hoje lemos: “Eis o meu servo... o meu eleito – nele se compraz minha alma; pus o meu Espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações” (Is 42,1). Apresenta a seguir a missão do servo, como a de Jesus. A palavra servo tem também o sentido de filho. Sua missão não é destruir, mas renovar. Promoverá o julgamento para obter a verdade. Não desanima na dificuldade de sua missão: “Eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, para abrires os olhos dos cegos, tirares os cativos da prisão, livrares do cárcere os que vivem nas trevas” (Is 42,6-7). É a mesma missão que Jesus se atribuiu na sinagoga de Nazaré (Lc 4,16ss). No prefácio rezamos: “Ungido com o óleo da alegria e enviado para evangelizar os pobres”. Somos filhos de Deus pelo batismo. Rezamos para ter “a graça de ouvir fielmente o vosso Filho amado, para que, chamados filhos de Deus, nós o sejamos de fato”. (pós-comunhão). Recebemos o mesmo Espírito que Cristo recebeu para realizar a mesma missão, recebendo, do Pai o mesmo amor de dileção. 
Perseverar no amor 
No texto de Atos 10, colocado no dia de hoje, Pedro retoma o caminho de Jesus que se torna caminho para o batizado (ressuscitado com Cristo). Diz que “a começar da Galiléia, depois do batismo pregado por João: como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte fazendo o bem e curando todos... porque Deus estava com Ele” (At 10,38). Depois da Ressurreição os discípulos compreenderam que para ressuscitar tem que se fazer o caminho que Jesus fez. Foi assim que se estabeleceu a vida da comunidade e a pregação dos apóstolos. Implantavam comunidades formadas na comunhão fraterna. Nossa pregação e estrutura pastoral investem no celebrativo sem conexão com a vida, não como Jesus fazia. 
Leituras Isaías 42,1-4.6-7;Salmo 28; 
Atos 10,34-38;Marcos 1,7-11. 
Ficha nº 2030
Homilia do Batismo de Jesus (10.01.21) 
1. O batismo de Jesus é um ensinamento sobre batismo dos cristãos. 
2. Sua missão não é destruir, mas renovar. 
3. Os discípulos compreenderam que ressuscitar significa fazer o caminho que Jesus fez. 
Filho de Papai 
Não há quem não se ofenda de ser chamado de filhinho de papai. Tem dinheiro e moleza. É folgado e manhoso. E Jesus era um filhinho de Papai. O Pai lhe demonstra amor e põe tudo em suas mãos. Jesus não nos passou a moleza, mas o compromisso de demonstrar o amor que o Pai tem por Ele. Viu que beleza: “Este é meu Filho, o Dileto, o Amado. Nele pus todo o meu afeto.” Aqui se funda tudo o que pensamos ser cristão: ser amado pelo Pai e ouvir o Filho amado, para construir o mesmo amor. Amar não é difícil, mas vai até à Cruz.
https://padreluizcarlos.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário