sexta-feira, 10 de agosto de 2018

nº 1779 Artigo - Os santos estão conosco

Pe. Luiz Carlos de Oliveira
Redentorista
1779. Nuvem de testemunha
           Iniciamos, no artigo 1777, uma reflexão sobre a espiritualidade e santidade a partir do ensinamento do Papa Francisco chamado “Alegrai-vos e exultai” (Gaudete et exsultate). É um documento muito claro, simples e instrutivo. Vamos ler juntos essa maravilha. No primeiro capítulo fala-nos sobre a chamada à santidade. E reconhece que a santidade existe. Podemos dizer que “estamos circundados, conduzidos e guiados pelos amigos de Deus”.  Como somos um corpo que tem como os membros que já estão no Paraíso, os que estão na terra e os que estão no Purgatório. Esse é o Corpo cuja cabeça é Cristo. Por isso estamos em permanente união com os santos. Da parte de Deus somos todos santos, pois estamos unidos a Cristo, o “Santo de Deus”. Essa união com os santos é uma realidade necessária, uma vez que estamos unidos a eles. E diz o Papa, citando Papa Bento XVI: “Não devo carregar sozinho o que, na realidade, nunca poderia carregar sozinho. Os numerosos santos de Deus protegem-me, amparam-me e guiam-me” (GE 3). Os que já chegaram à presença de Deus, os santos, mantêm conosco laços de amor e comunhão (GE 4). Essa comunhão é a garantia que temos que a santidade existe e que participamos dela em qualquer condição que estejamos. Posso ser pecador, mas não excluído da força desse mistério de Deus do qual participa todo Corpo de Cristo. Os santos estão conosco em nossas dificuldades, também espirituais. Quando um corpo tem algo doente, todo o organismo se volta para recuperá-lo. Assim também é no corpo espiritual. Ninguém sofre sozinho. Todos estão unidos a ele. A santidade do Corpo de Cristo cura nossas feridas.
1780. Vida doada
           Papa Francisco deu-nos mais um critério de santidade. Reconhece o que nos ensina a prática da Igreja sobre o grau de virtudes necessárias para ser reconhecido como santo, seja na prática das virtudes seja o martírio. Mas coloca mais um aspecto que não era levado em conta: A doação da vida no dia a dia: Nos processos de beatificação e canonização, tomam-se em consideração os sinais de heroicidade na prática das virtudes, o sacrifício da vida no martírio e também os casos em que se verificaram o oferecimento da própria vida pelos outros, mantido até à morte. Esta doação manifesta uma imitação exemplar de Cristo, e é digna da admiração dos fiéis (GE 5). A dedicação a uma causa ou a pessoas, como no caso de pessoas doentes ou necessitadas, ou um trabalho social, é um critério muito válido para os processos de beatificação ou canonização. Na verdade é a caridade extrema de uma vida que se doa. Aqui encontramos até dentro de nossas famílias aquele ou aquela que tudo deixou para estar com os pais ou outras pessoas. A causa, mesmo sendo humana, é Divina, pois o amor é sempre Divino.
1781. Ninguém se salva sozinho.
            Temos a impressão que santidade é um problema pessoal. Diz o Papa: “O Espírito Santo derrama a santidade, por toda a parte, no santo povo fiel de Deus, porque ‘aprouve a Deus salvar e santificar os homens, não individualmente’. O Senhor, na história da salvação, salvou um povo. Não há identidade plena, sem que pertença a um povo. Por isso, ninguém se salva sozinho, como indivíduo isolado, mas Deus atrai-nos tendo em conta a complexa rede de relações interpessoais que se estabelecem na comunidade humana: Deus quis entrar na dinâmica dum povo"(GE 6).  A vida da comunidade é o seio no qual cresce a santidade. Não podemos ter a santidade como algo totalmente pessoal. Vemos nos santos sua participação na vida do povo. Temos que fazer o caminho juntos.
https://padreluizcarlos.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário