sábado, 25 de agosto de 2018

nº 1783 Artigo-"Santidade na simplicidade”

Pe. Luiz Carlos de Oliveira
Redentorista
2085. Projeto irrepetível.
            Lendo a instrução do Papa Francisco sobre a santidade e espiritualidade, sabemos que Deus nos chama, cada um por seu caminho e em suas condições pessoais. Isso parece tão claro e óbvio. Mas não era assim. Vemos que os primeiros santos brasileiros só aparecem há poucos anos. Dizia-se: “Brasileiro não vira santo”. Os modelos pareciam não ser humanos e eram impecáveis, o que impedia os “pobres pecadores” de chegarem à santidade. Cada um é santo de um jeito e nas suas condições. E diz o Papa: “Isto deveria entusiasmar e animar cada um a dar o melhor de si mesmo para crescer rumo àquele projeto, único e irrepetível, que Deus quis, desde toda a eternidade” (GE 13). Não se trata de relaxar a verdade. Mas todos podem viver o mandamento do amor. Cada um apresenta um aspecto de santidade. A santidade não é reservada a poucos. Mas todos recebem o chamado desde o seio materno como foi com Jeremias (Jr 1,5). Não há uma categoria reservada. Os que vivem as ocupações de cada dia também podem e devem ser santos. A santidade se faz no normal da vida, sem mistérios, dando testemunho nas ocupações em que vive. S. Francisco de Sales e S. Afonso ensinam isso como elemento importante na vida da Igreja. Os padres, os bispos, os religiosos e o povo também devem ser santos. E nem sempre somos.  S. João Paulo II, quando criticavam que ele fazia muitos santos, respondeu que tinha feito santos muitos leigos, jovens e crianças. Lembramos os pastorinhos de Fátima. Sabemos que há muita gente fora da Igreja que vive a santidade da justiça e do amor.
2086. Graça do Batismo
           Pelo Batismo todos nós recebemos esse chamado. É nele que se fundamenta a santidade, pois nos dá a graça santificante e nos põe no caminho da prática do Evangelho. “Deixa que a graça do teu Batismo frutifique num caminho de santidade. Deixa que tudo esteja aberto a Deus e, para isso, opta por Ele, escolhe Deus sem cessar. Não desanimes, porque tens a força do Espírito Santo para tornar possível a santidade e, no fundo, esta é o fruto do Espírito Santo na tua vida" (Gl 5,22-23). Veja como o Papa é humano no caminho da santidade. Isso é experiência pessoal: “Quando sentires a tentação de te atrapalhar na tua fragilidade, levanta os olhos para o Crucificado e diz-Lhe: ‘Senhor, sou um miserável! Mas Vós podeis realizar o milagre de me tornar um pouco melhor’. Na Igreja, santa, formada por pecadores, encontrarás tudo o que precisas para crescer rumo à santidade. O Senhor cumulou-a de dons com a Palavra, os Sacramentos, os santuários, a vida das comunidades, o testemunho dos santos e uma beleza multiforme que deriva do amor do Senhor” (GE 15). A santidade não depende só de nossos esforços pessoais. Temos o apoio de tantos meios na vida da Igreja a começar pela graça do Batismo que nos faz filhos de Deus.
2087. Pequenos gestos
            “Esta santidade a que o Senhor te chama, irá crescendo com pequenos gestos” (GE 16). Há um segredo na santidade sem grandes gestos e acontecimentos. Um beato redentorista, Gaspar Stanggassinger, em seu processo e beatificação houve a observação de um examinador: “Ele não fez nada de extraordinário”. A resposta foi simples: “Ele viveu de modo extraordinário, as coisas ordinárias da vida”. Podem aparecer grandes desafios, como no caso dos mártires. Mas o Senhor não abandona. O Papa conclui: “Deste modo, sob o impulso da graça Divina, com muitos gestos, vamos construindo aquela figura de santidade que Deus quis para nós: não como seres auto-suficientes, mas ‘como bons administradores das várias graças de Deus”’(1Pd 4,10) (GE18). Participamos de sua Ressurreição.
https://padreluizcarlos.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário