terça-feira, 28 de abril de 2020

nº 1958 Homilia do 4º Domingo da Páscoa (03.05.20)

Pe. Luiz Carlos de Oliveira 
Redentorista 
“Vida em abundância” 
 Eu sou a porta 
O tempo pascal nos convida a conhecer Jesus. Não basta saber que está no Céu glorioso, mas que continua na terra como Caminho, Verdade e Vida. O próprio Jesus não se define a si mesmo com belas idéias, mas com muitas imagens que, aos poucos, vão dando uma visão de seu ser e missão. É também um meio de compreendê-Lo e perceber como nos relacionar com Ele. O texto de João é rico em simbolismos. Uma dessas boas imagens é a do pastor, como lemos no salmo 22 e na continuação desse evangelho (Jo 10,11), como também, a imagem da porta das ovelhas (Jo 10,7). É através da porta que entramos em um ambiente. É através Dele que se atinge o lugar sagrado como era no templo. Por ela chegamos a Deus. A porta é o pastor das ovelhas. Por Ele se passa e por Ele se chega a Deus. Ser porta é ser o ingresso imediato a Deus. A porta é o único acesso possível ao redil. É um ingresso da casa de Deus. Quem entra pela porta é o pastor. “A esse o porteiro abre, elas escutam e seguem porque conhecem sua voz. Ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora... e caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem porque conhecem sua voz” (Jo 10,3-4). Nota-se o relacionamento de conhecimento existente entre a ovelha e o pastor. Elas o seguem porque conhecem a sua voz. Conhecem e estabelecem com um relacionamento de ovelhas que seguem o pastor, pois conhecem sua voz. Chamar pelo nome significa a permanente convivência de vida, vida de salvação. Estabelece-se um relacionamento que provém do mútuo conhecimento e de convivência. Relação de amor. 
Eu sou o bom pastor 
Chamamos esse domingo do o “Domingo do Bom Pastor”. As diversas orações retomam esse pensamento: “Que o rebanho possa atingir, apesar de sua fraqueza, a fortaleza do Pastor” (Oração). O salmo retrata o Bom Pastor que conduz e introduz em belos prados, águas frescas, restaura as forças, guia no caminho seguro, conduz por lugares tenebrosos, prepara uma mesa, unge a cabeça e leva para a casa onde viverá por tempos infinitos. Esse retrato do bom pastor é uma pintura da grande ventura de quem encontrou o Pastor. A pregação dos apóstolos tem vigor que converte. Essa salvação se dá por ouvir um anúncio fundado na experiência pessoal que os apóstolos tiveram em Jesus ressuscitado. O Batismo foi essa água fresca que brotou do lado aberto do Cristo e inundou de fertilidade o campo do mundo. A celebração é o momento de abrir às ovelhas as riquezas conquistadas pela entrega de Cristo por suas ovelhas que “estavam desgarradas, mas que agora voltaram ao Pastor e guarda de suas vidas” (1Pd 2,25). Agora, o povo de Deus, Igreja, pode dizer com o salmo: “Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda minha vida: na casa do Senhor, habitarei pelos séculos infinitos” (Sl 22). 
Convertei-vos 
O anúncio de Jesus se inicia com uma chamada à conversão: “Convertei-vos, porque o Reino de Deus está próximo” (Mt 4,17). É preciso converter-se para crer em Jesus. No primeiro discurso, no dia de Pentecostes, Pedro diz aos que abriram seu coração e disseram: “Irmãos, o que devemos fazer?” Pedro respondeu: “Convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2,37-38). A partir dessa conversão e do batismo, reúne-se a primeira comunidade. Jesus completa: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Esse é o fruto da conversão.
Leituras: Atos 2,14ª.36-41;Salmo 22;
1 Pedro 2,20b-25; João 10,1-10 
Ficha nº 1958 - 
Homilia do 4º Domingo da Páscoa (03.05.20) 
1. Chamar pelo nome significa a permanente convivência de vida, vida de salvação. 
2. A celebração é o momento de abrir às ovelhas as riquezas conquistadas por Cristo. 
3. É preciso converter-se para crer em Jesus. 
Bom de música 
Quando dizemos que as ovelhas ouvem sua voz e atendem ao chamado de seu nome, lembra-nos que o pastor sempre tem uma flautinha com uma música particular para se identificar diante do rebanho. Cada ovelha conhece o pastor também pela sua música. Jesus faz essa bela comparação. Para poder segui-lo é preciso ser bom de música. Lemos no Apocalipse que eles cantavam uma música que ninguém podia cantar, a não ser os 144 mil que foram resgatados da terra (Ap 14,3). Esse canto se aprende depois que se passa pela Porta e são conduzidos pelo Pastor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário