domingo, 16 de abril de 2023

Santidade é a Vocação fundamental.

PADRE KUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
Que vocação mais bela do que ser gerado à vida e poder ir construindo dia a dia a grande resposta ao Criador que me fez alma vivente impregnado de seu Espírito? Deus fez o homem alma vivente e soprou sobre em seu rosto o Espírito . Com isso Ele nos deu tudo. Cada fibra de meu corpo, cada célula é uma síntese perfeita deste gesto de amor. É a vocação à vida. 
Mas não para aí. Chamou-me a ser construtor do mundo com Ele. Diz Deus: “crescei e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a” (Gn 1,28). Submeter, mesmo que tenha no texto original o sentido de esmagar com o pé, podemos entende-lo como endereçar para a plena realização. E os fez homem e mulher. Eis a grande complementaridade! É a vocação ao amor. Dentro destas vocações podemos escolher nosso lugar onde amar mais e melhor. É a vocação a um estado de vida e à uma profissão. O amor doado é o mesmo, o modo de realiza-lo está na liberdade de cada um. 
Mas não para aí. A vocação que dá unidade e coesão a todas as vocações é a aquela tão bem vivida pelo Verbo de Deus, Jesus Cristo. É a vocação à permanente união com o Pai, no seio da Trindade Santa. Nela fomos introduzidos pelo Filho Bendito e alimentados pelo Espírito Santo de Amor. É a vocação à santidade. 
Ser santo não é um privilégio, mas um dever de todos, em qualquer estado de vida em que vivam, em qualquer profissão e qualquer circunstância. Nada obstrui o caminho da santidade, nem mesmo o pecado, pois ele pode se tornar um estímulo a maior santidade. Só Deus é bom, diz Jesus na parábola do Pai Misericordioso, a parábola do filho pródigo. Somos santos nele. Esta vocação à santidade é aquele sempre se sentir chamado a unir-se mais e mais ao Senhor de nossas vidas. 
Partindo da festa da Assunção, podemos tirar um modelo e um estímulo para nosso caminho. Assim como Maria foi para o Céu em corpo e alma, assim também nós podemos ir, pois ela foi por primeiro depois de Cristo. Ela puxou a fila daqueles que querem ser fiéis. Ela continua a nos ajudar a ser fiéis. Ela continua a interceder por nós, rezando por nós para sermos fiéis e santos. 
Meu santo irmão e minha santa irmã, nada lhes falta para ter todos os meios para adquirir a santidade. Esta não é privilégio de poucos, mas obrigação de todos. Todos podem ter o Deus santo e bom em si, como vida de sua vida. Podem tê-lo totalmente. Aproveite, pois esta vocação é magnífica. Maria, Mãe de todos nós, animai-nos à santidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário