sexta-feira, 7 de abril de 2023

SEXTA-FEIRA SANTA

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR
“Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo” 

No Tríduo Pascal temos o primeiro dia que é a Celebração da Paixão e Morte do Senhor. É um dia em que não há missa, pois a missa de hoje é aquela do Calvário. Participamos da missa eterna onde Cristo, vítima, altar e sacerdote, se oferece ao Pai pelo mundo de todos os tempos. Ele é o mediador da nova e eterna aliança concluída no seu sangue. Com este sangue lavou todas nossas culpas e em seu corpo, véu do novo santuário, entramos em aliança com Deus. Pagou pelos nossos pecados. Resgatou-nos da dívida e por nos deu perfeita glória ao Pai e completa salvação a todos nós. Na celebração da Sexta feira Santa temos 4 partes: leituras, oração universal, adoração da Cruz, e comunhão eucarística.

 A  Palavra introduz-nos em todo o mistério da Paixão do Senhor para recordar e viver este dom de salvação realizado em Cristo. O profeta Isaias já nos explica quem é este que morre na cruz: é o servo sofredor, homem das dores, desfigurado, carregou nossos sofrimentos, por suas chagas ele nos cura. Deus se agradou de sua oferta e lhe dá a luz. Por Ele somos justificados. Jesus, em todo seu mistério de morte resume sua intenção nas palavras: Pai, nas vossas mãos entrego meu espírito. Grande e santa vontade de Deus que Ele aceita e obedece ao extremo do amor pelo Pai e pelo mundo. A carta aos Hebreus descreve-o como o sacerdote que viveu em tudo nossa condição humana, menos o pecado, e assim se tornou capaz de compadecer-se de nossas dores. Por isso aproximemo-nos com confiança deste trono de graça onde poderemos receber ajuda no tempo oportuno.

  São palavras ricas de vida, pois nos trazem o amor total de Deus pela humanidade. Deus está morto! Este grito, no entendimento dos evangelistas, fez cair trevas sobre a terra, fender as rochas, e despertar os mortos. Céus e terra se aterrorizam diante de tamanho espetáculo de dor e de amor. Para salvar o servo, Deus não poupa seu Filho predileto e único. Por isso S.Paulo vai dizer: Gregos querem sabedoria, judeus querem milagres! Mas nós pregamos Cristo sacrificado. O que era loucura para os homens é sabedoria de Deus. Somente nele encontramos salvação.

No mundo vemos crescer o ateísmo, a maldade, a morte e descrença. Fazemos religiões a nosso gosto, como os pagãos faziam deuses a sua imagem. Os deuses do poder, do prazer e do dinheiro aumentam seus domínios sob os mais diversos nomes, até falsificando a Deus, em nome de Deus. Mas nós, beijando a Cruz reverentemente. Elevamos nossa oração por todas as necessidades do mundo e por todos os homens para que tenham vida tranquila, se convertam e vivam no amor e fraternidade. 

Recebendo nesta celebração a Eucaristia, reafirmamos nossa fé na morte de Cristo e na sua ressurreição. Celebramos a morte de Cristo com a presença de Cristo Ressuscitado presente no meio de nós. Nada mais nos resta fazer que abraçar sua cruz e caminhar por sua estrada de entrega ao Pai e aos irmãos, unidos à Mãe das Dores.

https://padreluizcarlos.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário