segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

nº 1721 Artigo - “Um Reino que cresce”


Pe. Luiz Carlos de Oliveira
Redentorista 
1993. Força silenciosa
            O Reino de Deus é misterioso. Não que seja impossível ser conhecido, mas que sempre podemos compreendê-lo mais porque, como ação de Deus, é misterioso. Ser misterioso provoca a uma maior compreensão. Jesus diz que o Reino de Deus está entre nós (Lc 17,21). Por fim Jesus se identifica com o Reino. Aceitar Jesus é aceitar o Reino, como está unido ao Pai: “Aquele que receber uma destas crianças por causa do meu nome, a Mim recebe; e aquele que Me recebe, não é a Mim que recebe, mas sim Àquele que Me enviou” (Mc 9,37). O Reino é a força silenciosa de Deus que penetra todas as realidades. Nada de bom existe que não seja fruto do Bem Divino que gera vida. É o princípio filosófico: Do bem só tiramos o bem; do mal podemos tirar o bem ou o mal. Do mal podemos tirar muitas coisas boas. É próprio do bem difundir-se. O amor atrai sempre. Tudo que há de bom no mundo não é fruto somente de pessoas inteligentes e dedicadas, ou do acaso, mas do Reino que age. Deus está em toda parte e penetra todas as coisas, sem ser panteísmo. Todos somos instrumentos de sua bondade. Não há necessidade de um rótulo de uma Igreja, mas do carimbo de Deus que é a marca de sua misericordiosa benevolência que ama todo universo. “Nenhum passarinho cai na terra sem o consentimento do Pai” (Mt 10,29). Mesmo que não creiamos em Deus, o que fazemos de bem é obra de suas mãos. Somos criaturas e Ele é o Criador. Para Deus todos são iguais. O Reino está sempre em ação no mundo.
1994.Males que precisam de cura
            Um mundo tão bonito, gente tão bonita e boa, oportunidades maravilhosas e resultados magníficos não podem ser oprimidos nem reprimidos. Nossa missão, como amantes do Reino, é curar todos os males que prejudicam sua missão. Só há um caminho para por tudo nos trilhos. E Jesus viu e declarou: “Este é o meu mandamento: ‘Como Eu vos amei, amai-vos uns aos outros’” (Jo 13,34). Somente o amor é capaz de construir o Reino em sua total intensidade. Só que não acreditamos e preferimos outros caminhos. O amor tem uma ressonância universal que atinge pessoas, céus e terras. Não é poesia. É vigor e vitalidade. Quem acreditou no amor construiu para eternidade. Quando o ser humano se volta para si e só pensa em si, destrói a si mesmo. Fechar-se é não florescer nem dar frutos. Vemos o exemplo de S. Francisco: Amou todos e tudo. Por isso está vivo na memória da humanidade. O único mal que tem que ser vencido é o egoísmo. Fora disso, nossos males caem quando nos dedicamos aos outros. Por exemplo: depressão é doença. Um dos remédios é sair de si e ir ao encontro dos outros, do mundo, da natureza. Até com as plantas podemos dialogar e respondem com amor.
1995.Forças em ação
            Deus, para dar espaço ao crescimento do Reino, criou o homem e o pôs em diálogo com o mundo, com o outro e com Ele, Deus criador. Vendo os primeiros capítulos da bíblia. Não interessa que creia, mas que veja o que diz: pôs o homem no jardim do Paraíso para cultivá-lo. Ele deu o nome aos animais. De sua costela foi feita a mulher – quer dizer – para sua intimidade, complementaridade e diálogo. O homem não existe sozinho. A única coisa que tem que fazer é amar em tudo. É a única coisa que depende só dele. Aqui entra a missão da Igreja cristã que é dar ao mundo o testemunho de um amor atuante. Sem isso não é cristã, nem Igreja. Ser Igreja é ser proclamadora e testemunha desse Reino que se instaura no amor mútuo. Quanto perdemos com nossas inutilidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário