segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

nº 1723 Artigo - “O mal não é tudo”


Pe. Luiz Carlos de Oliveira
Redentorista 
1996. Não existe só o mal
Temos refletido sobre a maravilha que é o Reino de Deus. Ele cresce misteriosamente, está aberto a todos e tem uma energia irreversível. Na linguagem de Paulo, conduz todas as coisas a Cristo: “Deus deu-nos a conhecer o mistério de sua vontade... a de em Cristo recapitular todas as coisas, as que estão nos céus e as que estão na terra” (Ef 1,9-10). O crescimento do Universo é inexorável e culmina em Cristo. O Reino de Deus age no mundo. O mundo não é domínio do Mal. No evangelho de Marcos vemos como o mal reconhece Jesus que cala sua boca. Vemos tantas coisas más no mundo. Coisas inacreditáveis que saem do coração que opta pelo mal. Mas existe também o bem, o bom, o justo, o amável e o feliz. Por mais que haja trevas, uma réstia de luz é maior. Temos a tendência de ver somente o lado negativo e triste das coisas. Não sabemos apreciar o que há de bom e de bonito. O que os noticiários apresentam? As desgraças estão em alta. Não se apresentam as coisas boas e bonitas porque as pessoas querem desgraças. O mal é notícia. O bem é maior. É uma doença que temos de ver só o negativo. Uma terapia para um mundo melhor é salientar o bem e promovê-lo. As coisas boas não são notícia. Paulo ensina: “Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem” (Rm 12,21). Temos o hábito de só ver os erros, os pecados, os males e não nos fixamos no que é bom e dá bons frutos. Nossos males e maldades não podem ser o critério do mundo.
1997. O mal não é o fim
Quando estamos doentes ou passamos alguma dificuldade, enfrentamos problemas, sempre estamos pensando que é o fim, que não vamos aguentar, e só falamos daquilo. Quando nós (de certa idade) conversamos, sempre doença e remédios são temas comuns. Claro que precisamos de vida. Mas... As pessoas têm solução. As situações não são o fim. O mal não pode ser a filosofia de nossa vida. “Se teu olho estiver são, todo seu corpo será iluminado” (Mt 6,22). Não somos capazes de ver o lado bom e a força de viver, sabendo que podemos vencer os males pessoais e do mundo. “Não maldiga o mal, acenda uma luz”. Esses provérbios são sínteses de uma vida bem vivida. Percebemos também em nós a tendência à maledicência onde vemos os defeitos dos outros e nos esquecemos que eles estão em nós, por isso os encontramos nas outras pessoas. O mal não é o fim. Todas as pessoas e situações podem ter seu bom encaminhamento. O que não tem solução, já está solucionado e tem que ser assumido. A serenidade diante dos acontecimentos pode ser muito boa para nossa saúde mental e espiritual.
1998. Tirar o bem do que é mau
Há um provérbio que resume essa verdade: “Se Deus te dá um limão, faça dele uma limonada”. É um princípio filosófico: “Do bem só se tira o bem, do mal se pode tirar o mal e o bem”. É um convite a uma maior serenidade nas vivências difíceis e complicadas e que temos como mal. É preciso o conhecimento de si mesmo para não projetar sobre os outros as nossas doenças espirituais. É muito triste quando vemos os outros somente pelo lado mau. Todos têm coisas boas e podem contribuir. O mundo passa por situações difíceis que podemos solucionar. Deus deu à humanidade um Reino que pode restabelecer todas suas dificuldades e doenças. Jesus nos dá o mandamento do amor que pode facilitar os relacionamentos e nossa posição clara no mundo. Estamos para servir e dar a vida, sobretudo aos mais abandonados da sociedade. Vendo o mundo por seu lado bom, podemos viver melhor e dar mais vida ao mundo e ao homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário