domingo, 23 de dezembro de 2018

nº 1817 Artigo - “Natal sempre presente”

Pe. Luiz Carlos de Oliveira
Redentorista
2136. Hoje nasceu o Salvador
            “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz” (Is 9,1). O nascimento de Jesus passa despercebido pelo mundo, mas muito sentido pelo Universo que brilha com todas as suas luzes. Isaias, o profeta, narrando a libertação dos oprimidos, relata a alegria dessa libertação com comparações vividas pelo povo. É como a festa de uma colheita bem sucedida. É a alegria da libertação das mãos dos opressores. Tudo isso é garantido pelo nascimento de um menino cheio das graças de Deus. Ele terá grande e eterno futuro (Is 9,1-6). Os anúncios dos profetas falam de luz. A própria oração da missa assim nos faz rezar: “Ó Deus que fizestes resplandecer esta noite com a claridade da verdadeira luz...”. Certamente temos consciência que a festa iluminada não corresponde às luzes e belezas que possamos fazer. Participamos da alegria e da luz de Deus. Deus não age para conosco com dó, mas com participação de sua vida e sua glória. A liturgia do dia faz o anúncio do nascimento de Jesus: “Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor”. A alegria é universal: “Cantai ao Senhor, ó terra inteira!”. “O céu se rejubile exulte a terra, aplauda o mar com tudo o que vive em suas águas. Os campos com seus frutos rejubilem e exultem as florestas e as matas” (Sl 95). O movimento desencadeado com nascimento de Jesus é espiritual, mas envolve a todos. Tudo é Dele e para Ele (Rm 11,36). A consciência do mistério nos leva a compreender que o modo de Deus se manifestar usando nossa própria natureza unida à sua, tem consequências para o mundo e o universo de todos os tempos. Deus não é oculto em seu mistério. Ele se manifestou para nos levar a participar de sua vida e alegria.
2137. Glória a Deus
            Os Céus e todos os seres espirituais cantam de alegria quando o Anjo anuncia aos pastores do nascimento de Jesus em Belém. “De repente juntou-se ao anjo uma multidão da corte celeste. Cantavam e louvavam a Deus dizendo: Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados” (Lc 2,13-14). O Universo celeste se manifesta no grande louvor. O nascimento em Belém tem a obscuridade da condição humana, mas tem a beleza de uma festa de Deus. Ele escolheu o caminho da simplicidade pois, para Deus, a palha ou o ouro têm o mesmo valor. As condições de riqueza não lhe interessam. O que manifesta sua glória é a felicidade que o momento contém. Não somos nós a dar critérios para as manifestações de Deus que quer manifestar e mostrar sua benignidade e seu amor. Este será o caminho do Redentor que acaba de nascer. É um profundo mistério dizer que Deus tomou a natureza humana e foi conhecido como homem que dá a todos a condição de chegar a Deus. E Paulo comenta em sua carta: “A graça de Deus se manifestou trazendo a Salvação para todos os homens” (Tt 2,11). 
2138. Nós vimos sua Glória
            Meditar sobre o nascimento de Jesus não é somente admirar a candura e a beleza de uma cena que nos toca o coração. É parar diante do Mistério do Deus que vem fazer parte da nossa humanidade para que ela passe a ter comunhão com Ele. O Verbo Eterno de Deus é sua Palavra Encarnada. Deus vem fazer parte da humanidade. O Menino que nasce em Belém é a expressão Divina da misericórdia do Deus que quer unir todos a si, resgatando da maldade para purificar para Si um povo que lhe pertença. “Nós vimos sua glória, cheio de graça e de verdade” (Jo 1,14). Deus se oferece e espera que tenhamos uma vida que nos leve ao eterno convívio.  Conhecer a glória de Deus é manifestá-la em nossas atitudes.
https://padreluizcarlos.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário