sábado, 20 de abril de 2019

nº 1851 Artigo - “Símbolos pascais”

Pe. Luiz Carlos de Oliveira 
Redentorista 2188. 
Aleluia 
A liturgia é um ato no qual Cristo Se faz um no louvor ao Pai, na união com o Espírito Santo. Jesus associou a si esta Igreja, pois, Nele brilhará nossa humanidade. Louvamos ao Pai na pessoa de Cristo. Cristo torna presente o louvor que realizamos na condição humana. Por isso a celebração está repleta de símbolos. É o único modo que possuímos. Estamos iluminados pelo fulgor da luz que emana do Cristo Ressuscitado que dá o Espírito. A celebração um momento de júbilo. Nesse período cantamos diversas vezes a aclamação – Aleluia que, em hebraico, significa cântico de alegria ou de ação de graças. Do judaísmo passou para a liturgia cristã e é usado especialmente ao tempo da Páscoa. Aleluia é uma transliteração do termo hebraico הַלְלוּיָהּ (Halləluyahebraico)... Portanto, a palavra "Aleluia" significa: "Louvem a Jah". Diz também: Louvado seja Deus. Nós usamos a palavra Viva! Analisando a palavra Halel - Viva. Iah – Javé. Essa mesma aclamação, nós a temos na palavra Hosana (Osana – viva; Iah – Javé). Os dois termos são usados sempre na liturgia. Aleluia não se usa na Quaresma. Na Vigília Pascal há um momento em que é usada com grande importância que acolhe a grandeza do Senhor Ressuscitado. Com o Aleluia temos nossa participação no canto de louvor do Cristo. Santo Agostinho conta o louvor: "Reza por nós como nosso sacerdote, reza em nós como nosso chefe, como cabeça do corpo, é rezado por nós como nosso Deus". 
2199. Círio pascal
O fogo é outro símbolo importante na Vigília Pascal. O símbolo é o fogo. Fogo é um elemento que ilumina, purifica, aquece sempre exultante. O círio pascal é uma imagem de Cristo como o Sagrado Coração. O símbolo de Cristo Ressuscitado neste círio é o fogo da vela. Ela é o suporte. O fogo novo que sai do túmulo escavado na rocha. Ele deveria ser tirado das pedras como pederneira. O fogo tirado da rocha simbolizando Cristo que sai ressuscitado. Ele é Luz do mundo. O fogo novo é Jesus vivo. Na preparação do círio o sacerdote traça uma cruz. Cristo nos remiu pela cruz. São colocados os números do ano corrente (2019), colocados nas extremidades da cruz. Diz com isso que a redenção acontece nesse ano em que vivemos. A seguir colocam-se as letras gregas Alfa e Òmega, mostrando que Cristo é o princípio e o fim. Colocam-se também cinco grãos de incenso nas quatro pontas da cruz e um no centro, significando que as chagas de Jesus nos curaram. Luz que passa a todos, num gesto de aumento da luminosidade na medida em que o Círio Pascal vai passando. É símbolo que nos segue em toda a quaresma. 
2190. Águas que dão vida 
Outro símbolo magnífico da Páscoa é a água. A liturgia proclama as muitas obras de Deus através desse elemento vital que é a água. Na Vigília Pascal leem a criação das águas, juntando-as em um só lugar; a passagem dos judeus através das águas do mar e a seguir a morte do exército do faraó. O mar vermelho se abre e os hebreus atravessam as águas e pé enxuto. As águas que salvam os filhos e destroem os inimigos; As águas simbolizam a graça que é dada a todos: “bebereis com alegria das águas da salvação”; A oração de bênção sobre as águas lembra os maiores momentos da história da salvação: Criação, libertação do Egito, o batismo de Jesus, e a instituição do batismo que, pelas águas o banho salutar da salvação, mergulhando-nos Cristo dando-nos a vida nova. No rito da bênção da água batismal, o círio é mergulhado na água para dizer que é Cristo vivo, luz do mundo que nos dá a vida nova. Participamos de sua ressurreição e vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário