terça-feira, 9 de junho de 2020

nº 1969 Artigo - “O Santíssimo Sacramento”

Pe. Luiz Carlos de Oliveira 
Redentorista 
Graças e Louvores 
Entre nuvens de incenso, tilintar das campainhas, o brilho das vestes, os tapetes das ruas, o perfume das flores e o encanto de um ostensório, há uma Presença; louvamos e agradecemos um Deus que se faz presente em uma pequena hóstia. Mesmo se fosse do tamanho do universo, ela ainda seria pequena. Ali está o Senhor. O livro dos Cânticos dos Cânticos” canta: “Meu amado está do outro lado da parede” (Ct 2,9). Há sempre uma parede que esconde a Divindade. É a parede de nossa humanidade. Mas nada pode esconder a presença Daquele que, por amor, se dignou assumir nossa humanidade. Ele saltou o muro de nossa fragilidade e Se fez um de nós. Querendo deixar uma lembrança de sua presença, deixou-Se como alimento e presença misteriosa nos sinais sacramentais do pão e do vinho consagradas pela ação do Espírito Santo. Não quis vir ao mundo sem assumir nossa natureza. Não quer continuar entre nós, sem nossa natureza. Assim o Espírito que O gerou no seio de Maria, gera-O agora no pão partido. Diante dessa realidade nós louvamos e agradecemos e adoramos. Ele não precisa de nossos arranjos. Ele quer estar ali. “O Mestre está aí e te chama” (Jo 11,28). O povo de Deus, passando pelas diversas fases da história, chegou a um ponto de não compreender a Eucaristia e não participar o suficiente. Então se desenvolveu o culto eucarístico. Tem suas riquezas. Foi um desenvolvimento. Mas... também aqui é necessário uma permanente reflexão para a melhor expressão da fé e da piedade. 
Presença ressuscitada 
Com o tempo, o mistério da Ressurreição passou a ser um milagre que comprovava que era a Paixão de Jesus que salva. Com isso se levou a ver o Ressuscitado vivo presente na Eucaristia. Ali está o Cristo vivo. Como a liturgia se distanciou do povo, sendo feita em uma língua que não conhecia, a devoção ao Santíssimo se enriqueceu de beleza e piedade. Um mistério não anula o outro. A Eucaristia é o Cristo Vivo e Ressuscitado. É o alimento que sustenta a comunidade e une a comunidade num só corpo, unida ao Corpo de Cristo Ressuscitado na Glória e presente na Eucaristia. É triste ver como se desconhece essa presença. Quando é uma celebração solene, sentimos uma presença que atrai e anima. Mas... Ele é o mesmo que está no sacrário humilde, na capelinha esquecida, com risco de se danificar a sagrada Hóstia. Não há necessidade de sinos, incenso, roupas magníficas etc... Ali está o mesmo Senhor da Glória, “chamando, acolhendo todos os que O vêm visitar”. O amor presente na Eucaristia é muito louco. Sto. Afonso diz que somente um Deus louco de amor poderia inventar essa maneira de nos atrair. Ele está ali para nos mostrar o amor e nos atrair ao mesmo amor. 
Amor que atrai 
Os santos cultivam profundo amor e respeito à Eucaristia. Por isso, além da presença em nós e nos outros, temos a presença no sacrário, mesmo humilde. Se não sou capaz de perceber ali Aquele que meu coração ama, e ter os mesmos sentimentos de fé, ainda não tenho fé na Eucaristia. É a fumaça ou o ouro do ostensório que me dão fé? O apreço à “Presença” deve nos levar a buscar sempre mais um relacionamento de fé e amizade. Poderemos aprofundar sempre mais a participação na Eucaristia e à evangelização, a partir deste sacramento. É próprio do amor difundir-se. Agradecemos a Deus a grande missão das comunidades de fazer Jesus sempre mais amado e adorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário