sexta-feira, 19 de junho de 2020

nº 1972 Homilia do 12º Domingo Comum (21.06.20)

Pe. Luiz Carlos de Oliveira 
Redentorista 
“Não tenhais medo” 
 A quem temer? 
No discurso sobre a missão, no capítulo 10 de Mateus, Jesus envia dos apóstolos. Alerta sobre a perseguição e os fortalece com sua presença. Ele está com eles. Passando-lhes sua missão, os estimula a terem coragem. Anima-os a não terem medo da oposição dos homens também contra os seguidores Dele. As perseguições se alastram. Os inimigos se unem e põem toda sua recusa em Cristo sobre os fiéis. Isso não é novidade, pois o profeta Jeremias, tantos séculos antes, falava com clareza sobre a perseguição dos justos. O salmo continua o pensamento: “Por vossa causa sofri tantos insultos e meu rosto se cobriu de confusão”(Sl 68). Essa realidade penetra a comunidade e família: “Eu me tornei como um estranho para meus irmãos (Sl 68). Jesus ordena a não ter medo: “Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno”(Mt 10,28). A perseguição usa os mais refinados métodos para desfazer o ensinamento dos apóstolos de Jesus, usando o mesmo do nome de Deus. Lembramos que dirão estar fazendo um favor a Deus, eliminando tais apóstolos. É a malicia dos falsos cristãos que usam peles de ovelhas, mas são lobos vorazes (Mt 7,15). Usam a mentira e dizem o mal contra os discípulos, como diz Jesus nas bem-aventuranças (Mt 5,11). Insiste: “Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado” (Mt 10,26). Deus cuida dos seus: “Até os cabelos da vossa cabeça estão contados. Não tenhais medo!” (Mt 10,30-310). Temos um defensor: “Aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em seu favor diante do meu Pai que está nos céus”(Id 32). 
O Senhor está a meu lado 
O profeta diz que Deus prova o justo (Jr 20,12). Os perseguidos têm uma certeza da presença de Cristo a seu lado, como o apóstolo prisioneiro (2Tm 4,17 - Jr 20,11): Certeza da vitória. O Senhor não abandona seus justos. Isso se manifesta na fortaleza dos mártires e na fortaleza dos cristãos que vivem sua fé no dia a dia, mesmo na humildade, na luta e nos sofrimentos. Belíssimos são os testemunhos da fortaleza dos mártires. Maravilhosa é a fé do povo que, mesmo nas dificuldades, permanece firme em Deus. O grande segredo da fortaleza dos mártires está em saber que a vida não acaba ali e que, quem sofre neles é o Cristo. Santas Perpétua e Felicidade estavam na prisão. Perpétua estava dando à luz. Nas dores do parto ela gritava. O torturador disse: “Quando você for jogada às vacas bravas, aí que você vai gritar”. Então ela responde: “Aqui sofro eu, lá sofre Cristo em mim”. Vimos e vivemos tempos de perseguição. Como é possível entender que uma pessoa leve a outra ao sofrimento. É o que vemos nas torturas dos campos de concentração. Por quê? Não tenhamos a ilusão que os cristãos vão ter tempo de paz. O Sofrimento está vinculado à fé. 
Dom da Graça 
“Meu zelo e meu amor por vossa casa me devoram como fogo abrasador” (Sl 68). Esse é o grande dom de amor a Deus que se expressa no amor a sua casa. Nós podemos ser Igreja e tudo que a ela se refere a ela. A Igreja pode não ser o que devia, mas é minha mãe. Cada fiel, unido ao corpo da Igreja, como Corpo de Cristo, ao sofrer, tem consigo toda a força desse Corpo. Ele não está só. A redenção é sempre abundante, pois “o dom gratuito concedido através de Jesus Cristo, se derramou em abundância sobre todos” (Rm 5,15). Todo o sofrimento que os discípulos passam é participado por todo o Corpo de Cristo. Aí também está a força e o prêmio dado a todos que não O negarem. 
Leituras:Jeremias 20,10-13;Salmo 68;
Romanos 5,12-15; Mateus 10,26-33 
Ficha nº1972-Homilia do 12º Domingo Comum(21.06.20) 
1. Os inimigos se unem e põem toda sua oposição a Cristo sobre os fiéis. 
2. Maravilhosa é a fé do povo que, mesmo nas dificuldades, permanece firme em Deus. 
3. Cada fiel, unido ao corpo da Igreja, ao sofrer, tem consigo toda a força desse Corpo. 
Pente fino 
Ser discípulo desse Jesus, não tem sido fácil. Por isso, há tão pouca gente interessada no negócio. Ele não impõe, propõe. E já previne que não vai ser fácil. Não adoça nem maquia a situação. Vai ser difícil. Mas... o mal tem um fim e os maus encontram seu prêmio. Os perseguidores acabam perseguidos. Há mesmo uma rede muito poderosa para acabar com o novo caminho. Ele incomoda. Jesus não promete facilidades. Mas está presente. É para anunciar em todas as circunstâncias. Vai haver recusa... Mas, estamos garantidos por Ele, e Nele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário