domingo, 27 de dezembro de 2020

nº 2025 Artigo - Era uma vez um Menino

Pe. Luiz Carlos de Oliveira 
Redentorista 
Disse que era berço 
Curiosamente, a homilia do Natal não “cola”. Não se chega ao conteúdo de um texto que seja interessante. A pregação parece que derrapa na quantidade dos temas. Somos como crianças que olham numa vitrine de brinquedos. Quero todos e, às vezes, não leva nenhum. É bonito o Natal, Ele encanta e basta! “Quando o mistério é muito grande não se ousa desobedecer”. Não sabemos detalhes daquela viagem a Belém. A cidade estava lotada. Ouvimos o evangelista escrever: “Não havia lugar para eles na sala”. As casas tinham uma sala maior, mais bonita, onde se reunia a família para quase tudo. Outros ambientes eram só funcionais, como a gruta que, provavelmente era ou algo natural, ou escavado, onde se guardavam coisas como cereais e os poucos animais. Só sobrou ali para eles. Pode ser que houvesse mais gente. Ali... os humildes viajantes se recostaram e chegou a hora do parto. Como foi, não é caso, mas precisava um lugar para por o Menino. Falamos manjedoura, lugar do animal comer. Era cocho mesmo. Em meio a outros lugares, aquele era o bom. Não era uma gruta fria, pois havia animais que transmitiam o calor. O berço podia ser de ouro ou madeira. O que acolhe é o amor. Simples como eram, o simples lhes era o suficiente. Ali...Meu Deus! Como podia ser assim? Séculos de esperança se resolvem naquele coxo. Sem palavras... sem questões. Ali estava Ele. O Esperado das nações. Quem sabe essa seja a melhor maneira de compreender a realização das promessas. Quando um cocho vira berço, o coração pequeno vira trono do Senhor que nasce. 
Como o sol 
Já imaginaram um Natal no escuro? O que vemos é a quantidade de lampadinhas piscando para todo lado. Há muita luz nessa noite. Os pastores dos campos de Belém estão guardando seus rebanhos. “O anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor os envolveu com sua luz... Diz: ‘Eis que eu vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo’” (Lc 2,9-10). O anúncio do nascimento se deu em grande luz. É aquela pequena chama que brilha no interior de uma “gruta”. São Leão Magno, Papa (440-461), escreveu os textos da liturgia da noite de Natal. Ele estava iluminado, pois colocou luz abundante em todo o texto: “Ó Deus que fizestes resplandecer esta noite santa com a claridade da verdadeira luz, concedei que, tendo vislumbrado na terra este mistério, possamos gozar no céu de sua plenitude” (Oração). O profeta diz: “O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu” (Is. 9,1). Luz unida à alegria. Os anjos dizem: “Eis que vos anuncio uma grande alegria”. O profeta Isaias comenta: “Fizestes crescer a alegria e aumentastes a felicidade” (id 2). O sol que é luz, é símbolo da luz que é sol para o mundo. Aquele presépio abre a felicidade. 
Mordiscavam 
Tanta luz num Pequenino envolto em faixas e deitado num cocho. Certo que tudo era tão normal. Os pastores, acolhendo o anúncio do Anjo, são os primeiros a ver o Menino. Os que não eram vistos, veem por primeiro. S. Afonso, apaixonado pelo amor que ilumina o presépio, diz que os pastores chegam tímidos e vão se aproximando para ver o Menino. E Maria O dá para eles segurarem. Virou festa. Beijam, mordiscam suas gordurinhas e O acariciam. É um Deus que não teme o calor humano. É o Deus que nos faz falta na Igreja, nas comunidades... o calor humano que é o melhor modo de manifestar o amor Divino. Fazemos um protesto: “Tiraram a carne de nosso Deus”. Ele passou por tudo que é nosso. E por isso nos entende e ama de um jeito gostoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário