domingo, 25 de fevereiro de 2018

nº 1730 - Homilia do 2º Domingo da Quaresma (25.02.18)


Pe. Luiz Carlos de Oliveira
Redentorista
“Transfiguração de Cristo e do cristão”

Aliança no sangue do Filho
No início da Quaresma entramos em clima de reflexão a partir da triste realidade da tentação e da necessidade de conversão permanente. Quaresma não tem um sentido em si, mas na meta que a justifica: a Páscoa do Senhor! O primeiro e o segundo domingo da Quaresma são uma meditação sobre a vida cristã. O pecado não é o fim. Jesus o venceu. A transfiguração de Jesus é a meta de todos que, resgatados por Ele, são transfigurados pela graça da salvação, como o foi em sua morte e ressurreição.  A meditação sobre o pecado, sobre a tentação e o sobre sofrimento de Jesus deve provocar-nos uma conversão para chegarmos renovados à Ressurreição do Senhor. Deus faz aliança com Abraão depois de exigir uma obediência total: o sacrifício de seu filho Isaac a quem tanto amava. Deus acolheu sua obediência, mesmo sem ter chegado ao extremo da prova. O Filho amado de Deus, contudo, foi ao extremo, sendo sacrificado. Isaac carrega a lenha, Jesus carrega a cruz. Isaac não recusa ser morto; o Filho, mesmo sofrendo faz a vontade do Pai. A aliança do homem com Deus está no acolhimento de sua vontade que é expressa nas palavras do Filho amado. Garantimos nossa aliança com Deus em Cristo quando vivemos seu Evangelho. A ordem do Pai é que ouçamos o que diz o Filho (Mc 9,7). A promessa de Deus a Abraão é a descendência. O Pai dá ao Filho, não uma descendência, mas a Ressurreição que faz todos irmãos. A transfiguração de Jesus nos mostra onde vamos chegar. A graça nos transfigura em nossas atitudes. Transparecemos através de nossas obras.
Ele Se transfigurou
            Antes de subir o monte Calvário, Jesus sobe o monte Tabor. Isaac sobe o monte com a lenha; Jesus sobe o Monte Calvário com a cruz às costas; no Monte do Tabor mostra o brilho da sua Divindade. Essa imagem glorificada explica que a Paixão chega à Ressurreição dos mortos. Ele é a Divindade que se manifestou. De agora em diante a Lei e os Profetas, representados por Moisés e Elias, só se entendem a partir de Jesus. Por isso a nuvem que simboliza a presença de Deus, provoca o santo temor. A sua transfiguração é uma demonstração aos discípulos e a nós que preparamos a Páscoa, que nós também seremos transfigurados pela conversão e pela graça da Ressurreição. Sob esse aspecto temos um caminho muito bonito e claro para a espiritualidade do cristão: Transfigura-se porque está unido a Cristo. Espiritualidade não são obras. Essas são resultado. Espiritualidade é uma transformação interior. Cristo resplandece em nós. Ficamos na parte externa e não vamos ao centro do mistério de Cristo em nós. A imagem do homem novo vai se formando em nós ao ouvirmos suas palavras e assumirmos sua vida. Assim teremos seus sentimentos, sua mentalidade e agiremos guiados pelo seu mandamento transfigura que dnossa vida: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei” (Jo 15,12).
                                  Este é meu Filho amado, ouvi-O
Celebrar uma aliança é sempre assumir um contrato. As palavras de Deus se unem à resposta do homem. Deus promete a Abraão uma descendência. Ao enviar seu Filho para selar a aliança com seu sangue, propõe para nós o compromisso de ouvir sua Palavra, pois Ele é a Palavra viva. A Ele vamos ouvir. Se nos deu o Filho, não nos daria tudo com Ele? Ouvir o Filho é corresponder à aliança e chegar à transfiguração. Ao iniciar seu ministério Jesus insiste: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. Crer é acolher a aliança que Deus faz conosco em seu Filho. Assim podemos celebrar a Páscoa com um pão puro. Celebrar a Páscoa não é contar uma história. É tornar presente um mistério que dá Vida.
Leituras: Gênesis 22,1-2.9ª.10-13.15-18;Salmo 115;Romanos 8,31b-34;Marcos 9,2-10.
Ficha nº 1730 - Homilia do 2º Domingo da Quaresma (25.02.18)  

1.  A transfiguração é a meta de todos.
2.  Ela mostra aos discípulos que a morte não é o fim. Há ainda a Ressurreição.
3.  Ouvir o Filho é já iniciar a transfiguração.
       
                Paizão!
           
O evangelho de hoje mostra dois retratos de pai. O Pai do Céu entrega seu Filho ao mundo e o mostra glorificado superando toda dor da Paixão. O pai Abraão, tendo entregado sua vontade a Deus, cumpre-a na terrível cerimônia de sacrificar seu filho Isaac. Deus aceitou sua vontade e poupou Isaac. Mas não poupou o seu Filho Jesus e O entregou como sacrifício. Abraão ganhou um carneiro para substituir o filho. Jesus nos substitui e Se entrega ao Pai para que todos nós tivéssemos nossa vida entregue a Deus.
 A entrega a Deus ouvindo o Filho é nossa transfiguração. Seremos iguais a Ele porque obedecemos ao Pai. Nessa atitude de acolhimento das palavras do Filho poderemos realizar nossa transfiguração. Nossa vida será um retrato vivo de Cristo porque ouvimos sua palavra e fazemos vivo seu mandamento do amor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário