segunda-feira, 18 de junho de 2018

nº 1763 Artigo - Deus visita seu povo


Pe. Luiz Carlos de Oliveira
Redentorista 
2056. As vindas de Deus
              Diante de um fato maravilhoso, o povo de Deus sempre reconheceu que estava recebendo a visita de Deus. Lembramos o nascimento de João Batista. Zacarias reconhece a presença de Deus como uma bênção: “Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou e redimiu seu povo” (Lc 1,68). As visitas de Deus são sempre para a redenção, num sentido favorável. Há muitos modos de Deus visitar. Deus Se manifesta em fatos maravilhosos ou simples. Um deles é a pregação da Palavra. Esta também tem diversas modalidades. Pode ser feita também através da pintura, como é o caso do Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – a Senhora da Paixão. As pinturas traduzem diversas palavras das Escrituras que são ensinamento e bênção. O ícone (o quadro) é uma visita de Deus que fala através de muitos símbolos. O Perpétuo Socorro mostra para nós que Jesus é o Redentor de todo homem e essa redenção se faz na comunidade Igreja, representada por Maria. Maravilhados pela visita de Deus, agradecemos em um reverente temor, respeito que acolhe e ama. Para bem ouvir é preciso despojar-se e fazer um espaço para que a Palavra chegue até nós. O Ícone nos leva a entender a ternura de Deus em vir a nós e sua força de nos atrair a Si. Maria se faz a cooperadora na obra da Redenção dando-nos o Filho. Não foge à dor da Paixão na qual participou. Esse Ícone é a representação de Nossa Senhora das Dores na linguagem oriental.
2057. Acolher a mensagem
              A manifestação de Cristo em sua encarnação é a expressão da misericórdia de Deus que saiu de Si e Se inclinou sobre o homem ferido na estrada, como Jesus nos narra na parábola do bom samaritano (Lc 10,29-37). O Cristo apresentado por Maria é o Senhor Glorioso que em seu Mistério Pascal continua sua missão de manifestar o coração de Deus que tanto amou o mundo que enviou seu Filho (Jo 3,16) e continua dando-O para nossa salvação. Sendo uma apresentação da Paixão, na qual Maria exerce sua missão de Co-Redentora e Medianeira, temos mais um passo da espiritualidade que é a capacidade de compreender e acolher esse amor de Deus que se manifesta. Rezar com os ícones é contemplar a pintura compreendendo as muitas palavras que são ditadas ao nosso coração. Não se trata, como fazemos diante das imagens, de fazer rezas, mas acolher o que a pintura nos sugere. Não se trata de falar coisas a Deus, mas acolher o que nos fala. É a contemplação luminosa. Acolhemos a iluminação de Deus em Cristo, apresentado por Maria. O que Deus diz? Sempre novo em suas palavras.
2058. Continuar a mensagem
              O Ícone do Perpétuo Socorro é missionário, pois gira pelo mundo, como foi o desejo do Papa Pio IX quando o entregou aos Redentoristas: “Fazei-a conhecida”.  Cumprindo essa missão, onde há um redentorista, ali brilha um ícone do Perpétuo Socorro. Maria continua apresentando Jesus. Desde o início, sobretudo depois da criação da novena perpétua, essa mensagem de redenção continua viva. A mensagem da redenção realizada em Cristo apresentado por Maria continua a nos abrir os rios da graça divina formando comunidades e abrindo a alegria da oração comunitária. Onde está Jesus com Maria, logo se reúne toda a família. Quando trabalhava na Angola, apresentei um quadro grande de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A seguir as “mamães”, com seus panos coloridos se aproximaram. E fizeram um belo conjunto de suas cores com as cores do manto de Maria. Marcou meu coração. Deus realmente visita seu povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário