quarta-feira, 5 de agosto de 2020

nº 1986 Homilia do 19º Domingo Comum (09.08.20)

Pe. Luiz Carlos de Oliveira 
Redentorista 
“Tu és o Filho de Deus” 
 Deus na tempestade 
Na temática desse domingo, o Evangelho e o Livro dos Reis se completam. No meio da tempestade os discípulos acham que Jesus é um fantasma. Elias entra em diálogo com Deus somente quando se faz uma “leve brisa”. São situações e visões diferentes. Aqui se coloca para nós a impressão de desencontro: Deus está na tempestade ou na serenidade? Sempre ouvimos que temos que nos retirar para rezar, pensar e definir a vida no sossego. Os discípulos viram Jesus no meio do temporal. Elias na serenidade. Jesus estava tranquilo, andando sobre as águas. Ele fizera o grande milagre da multiplicação. Havia entre o povo o alvoroço de querer fazê-Lo Rei. Não fez milagre com esse fim. Jesus se retira ao monte para orar a sós. Parece que quer anestesiar a perturbação interior que lhe causara o povo. Os discípulos estavam, pelas dez da noite, lutando para controlar o barco agitado pelas ondas provocadas pelos ventos contrários. Diz-se que as tempestades de um lago fechado podem ser mais perigosas que no mar. O Mar da Galiléia ainda hoje tem esse perigo. Elias pega situações difíceis de vento, terremoto e fogo quando se prepara para ao encontro com Deus que se manifesta “no murmúrio da brisa leve” (1Rs 19,11-12). Os discípulos se apavoram vendo Jesus caminhando sobre as ondas. Os ventos fortes apavoram Pedro que teme e pede socorro. Jesus, ao subir no barco, tudo serenou. Deus está acima do dilúvio. Percebemos que nossos encontros com Deus sempre se fazem em meio a temporais. Mas no olho do furacão há um lugar de brisa leve. É o segredo da experiência de Deus. Quanto nos falta! 
Deus do silêncio 
Tenho medo do falso silêncio e repouso, fora da realidade do mundo. É nele que vamos encontrar Deus. No meio do caos é preciso o coração. Deus não se contrapõe ao barulho, à balbúrdia. Está acima. Como vemos, Jesus está sempre no meio do povo. É ali que exerce sua compaixão. São Lucas testemunha os contínuos momentos de oração de Jesus. Sabemos que sempre se retirava a sós, passava a noite em oração, levantava-se cedo para orar. Dá uma lição bonita, pois, como Deus – Homem sentia necessidade de estar com o Pai. É por isso que consegue ter o silêncio interior que o anima em seu ministério. A história de Elias que fugira de Jesabel e vivera escondido no deserto, é chamado para o encontro com Deus no Sinai (Horeb), como acontecera com Moisés. É um tempo longo de experiência que passa por momentos de vento, fogo e terremoto. Tudo poderia impedir esse encontro com Deus. Ele está lá, como que rezando o salmo 84: “Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que Ele vai anunciar. Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará nossa terra” (Sl. 84). O que faz Elias encontrar a brisa suave é sua permanente abertura para Deus. A criação se amaina. Temos aí a soberania de Deus sobre a natureza em favor dos homens. O profeta zela por Deus. 
Quero ouvir 
Os discípulos, diante de mais um milagre fazem uma profunda profissão de fé. prostraram-se diante de Jesus dizendo: “Verdadeiramente Tu é o Filho de Deus” (Mt 14,23). Essa profissão de fé é o resultado da experiência da tempestade e da calma milagrosa. A fé e a experiência de Deus em Jesus levaram ao reconhecimento de Jesus como Filho de Deus. Daí para frente se formam cada vez mais para assumirem sua parte na missão. No meio da tempestade das perseguições eles podem testemunhar com vigor. Quem sabe falte a experiência. Vivendo no meio das tempestades, formando o coração, nós conseguiremos. 
Leituras :1Reis 19,9ª.11-13;Salmo 84; 
Romanos 9,1-5; Mateus 14,22-33. 
Ficha nº 1986 - 
Homilia do 19ºDomingo Comum(09.08.20) 
1. Nossos encontros com Deus sempre se fazem em meio a temporais. 
2. Jesus, como Deus – Homem sentia necessidade de estar com o Pai.
3. A profissão de fé é o resultado da experiência da tempestade e da calma milagrosa.
Deus do barulho 
Pensamos a vida de Jesus como uma brisa serena e um tempo de paz. Mas foi tudo uma bela confusão... aliás, ainda temos muito disso. O ser humano não é um lago sereno. É um contínuo furacão. Não é problema. Vemos os santos: viveram sempre em meio a tantas coisas. O santo não fica à toa. Quando não tem o que fazer, inventa. São como Jesus: era capaz de viver para os outros porque vivia para o Pai. É uma escola. Deus nos põe no barulho porque sabe que o sossego está Nele. Ali é a água que sai silenciosa da terra. Tenho medo de um barulho que parece não ter conserto: aquele que está dentro de mim.
https://padreluizcarlos.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário