quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

nº 2129 Artigo - Imaculada Conceição

Pe. Luiz Carlos de Oliveira 
Redentorista 
Digna Habitação 
Onde está Maria, está Jesus. Não separemos a Mãe do Filho. É belo ver o carinho e a devoção do povo cristão por aquela que nos deu o Filho de Deus encarnado. Sem Maria não haveria Encarnação. Deus quis assim. Poderia fazer de tantos modos, mas quis assim. Assim se dá a salvação. A celebração da Imaculada Conceição é uma oportunidade para vermos sua presença no mistério da salvação. Tenho muito receio das devoções, pois podem desviar a fé do verdadeiro sentido. É fácil saber discernir: Isso se dá quando corremos atrás do amor a Maria só para receber “graças” e “milagres”, sem nos comprometer com a verdade de seu mistério. Ela nos apresenta Jesus. O amor a Maria nos converte. Vemos o caminho que o Pai usou para nos dar Jesus: Escolheu para Ele uma “digna habitação”. Rezamos na coleta da missa: “Ó Deus, que preparastes uma digna habitação para o vosso Filho, pela imaculada conceição da Virgem Maria”. Ela foi preparada por Deus. Não tendo o pecado original pode gerar, como humana, o Filho de Deus. Jesus é o homem novo, sem o pecado, vivendo totalmente a condição humana. Teve uma mãe totalmente humana, no projeto de Deus, começando uma nova geração para o mundo. Mas permanece mulher, mãe, frágil, presente no povo de Deus, nas condições humanas de seu tempo. Por isso, ela permanece como a humanidade inteira que acolhe Jesus. E dela Jesus recebe toda a humanidade. Ele foi totalmente homem. O verdadeiro homem, Jesus, não vive sob o pecado. Por isso nasce de uma imaculada, sem pecado. 
Preservando-a do pecado 
Todo ser humano nasce com o pecado original. Jesus, não nasceu com o pecado, pois sua Mãe não teve o pecado original. Por isso não cometeu pecado. Como Maria é redimida antes da Paixão e Ressurreição de Jesus? Como poderia atuar a redenção, sem antes ter acontecido? A redenção é para todos os tempos, por isso pode Maria ser redimida antes de ter sido concebida. Por isso, para que o Filho nascesse sem o pecado, Deus a preservou de todo o pecado em previsão dos méritos de Cristo. Ela foi preservada. Aqui temos também um aspecto importante de nosso amor a Maria: considerá-la em seu dom de nos conceder Jesus e Nele, “a cura das feridas do pecado original, do qual Maria foi preservada de modo admirável ao ser concebida sem pecado” (Pós comunhão). Lemos em Efésios que nós também fomos predestinados a sermos santos e irrepreensíveis. Temos que, não pensar só nos dons a receber, mas viver livre do pecado. Se a mulher no paraíso cometeu o pecado, no Novo Testamento, a Mulher Maria não cometeu pecado, por bondade de Deus. A espiritualidade mariana envolve a vitória sobre o pecado e a construção do Reino.
Intercessão 
Rezamos: “Concedei-nos chegar a Vós purificados também de toda culpa, por sua materna intercessão” (oração). Pedimos ainda: “Ao proclamarmos que a vossa graça a preservou de toda a culpa, livrai-nos, por sua intercessão, de todo o pecado” (Oferendas). A liturgia na festa nos coloca a missão de Maria como intercessora, para que sejamos livres do pecado. Esse é o maior louvor que fazemos a Maria: colocá-la no mistério da redenção como suplicante por seus filhos, para que sejam livres do pecado, que é a maior desgraça. Desse mal procedem todos os outros. Maria pisa na cabeça da serpente quando, juntamente com seu Filho, vence o mal dos filhos. Nesse pedido de Maria estão todos os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário