domingo, 26 de dezembro de 2021

nº 2134 - Homilia Festa da Sagrada Família (26.12.21)

Pe. Luiz Carlos de Oliveira 
Redentorista 
“Estar na casa do Pai”
Um mandamento maior 
As tábuas da lei nos mostram os mandamentos referentes a Deus e ao próximo. Na primeira, Deus é a fonte de toda a vida e santidade. Na outra estão os sete mandamentos referentes ao ser humano. É a vida de Deus em nós. Note-se que atinge todas suas dimensões do ser humano. Os mandamentos não são leis para cercear a vida humana. São indicações por onde passa o caminho da vida e da felicidade. O quarto mandamento toma o homem e a mulher em sua vida concreta. Temos a Palavra de Deus, temos a Igreja, temos os sacramentos. O que significa o quarto mandamento? É na família que aprendemos vivemos todos os outros mandamentos. Todo mandamento ferido, atinge a família. “Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós e o seu amor em nós é perfeito” (1Jo,4,12). Não existe amor, a não ser existencial. Onde ele pode acontecer? Na família. A família é o lugar onde Deus habita por seu amor. Na família, está a presença de Deus. É o lugar onde o amor pode ser perfeito: “Quem honra o Pai, alcança o perdão dos pecados; evita cometê-los é será ouvido na oração... no dia em que orar será atendido” (Eclo 3,4). E nós colocamos o perdão dos pecados só na confissão. A força da oração está no amor aos pais. E Deus cuida dos velhinhos: “Ampara o teu pai na velhice... a caridade para com teu pai não será esquecida, mas servirá para reparar os teus pecados” (id 14.16). Você pode pensar que Deus não escuta sua oração, você não vence seus pecados. Veja como você está cuidando de seus pais... 
O amor humano é divino 
A família é o lugar onde o amor se realiza. É fácil amar os de fora. Amar os que estão em casa, a família, exige sair de si. Ter amigos é bom. A gente se ama e pode deixar quando quiser. Amar todo dia, mesmo no sofrimento e na dor, mesmo na dificuldade de relacionamentos... é divino. O amor de Deus no evangelho pregado por Jesus encontra na família seu primeiro lar e a fonte para o amor aos outros. Isso não é poesia. É cruz, não da dor, mas da redenção. Na família se realiza o amor, nas condições humanas, como descreve a Palavra de Deus. Paulo descreve aos Colossenses: “Revesti-vos de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente, se um tiver queixa contra o outro. Como o Senhor vos perdoou, perdoai vós também. Amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição” (Cl 12-14). Tudo o que Deus nos revelou para chegar à vida eterna, o evangelho pregado por Jesus, está na família e da família vai a todas as dimensões da vida. Por isso dizemos que a pessoa tem berço. O berço cristão é embalado pelas mãos de Jesus. 
Menino problema 
São misteriosas essa perda de Jesus por parte dos pais e a atitude de Jesus de decidir a algo complicado, sem se comunicar com os pais. Por isso Maria O questiona: “Por que agiste ASSIM conosco? Não era seu costume. Vemos aí uma “desobediência” de Jesus, contra o quarto mandamento. Maria estranha a mudança de modo de agir. Por outro lado o evangelista está dando um recado aos parentes de Jesus: Ele pertence ao Pai. Não é alguém só da família. Está a serviço de Deus. Em todo caso, é misterioso. Mas a vida continua na família, “e Ele lhes era obediente”. É o modelo acabado de cumprimento do 4º mandamento: “Honrar pai e mãe”. Vemos Maria tomar a atitude de mãe. Tem autoridade sobre Jesus. Por isso Ele crescerá em sabedoria, estatura e graça (Lc 2,52). 
Leituras: Eclesiástico3,3-7.14-17ª;Salmo127; 
Colossenses 3,12-21; Lucas 2,41-52. 
Ficha nº 2134
Homilia Festa da Sagrada Família (26.12.21) 
1. A família é o lugar onde Deus habita por seu amor. 
2. Na família se realiza o amor, nas condições humanas, como descreve a Palavra de Deus. 
3. A família de Nazaré é o modelo acabado de cumprimento do 4º mandamento. 
Casa nova 
Falamos de família. Mas... quando será que realizaremos esse sonho tão bonito de família. Falamos muito da tradicional família mineira. Às vezes pouco de família e nada de mineira. Família existe quando ela é uma opção pessoal de cada um. Sempre haverá problema, pois é sinal de crescimento. Somos chamados a fazer uma casa nova. Esta existirá quando cada um sair de si mesmo para compor com o outro. Sem isso, não existe família. Vemos Jesus, Maria e José. Cada um saiu de si. Jesus sai do seio do Pai. José sai de uma vida estável para assumir o que não era seu. Maria sai de sua Virgindade para assumir uma maternidade miraculosa. Por isso é o modelo da família. Confusão sempre haverá....

Nenhum comentário:

Postar um comentário