sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

nº 2130 - Homilia do 3º Domingo do Advento (12-12-21)

Pe. Luiz Carlos de Oliveira 
Redentorista 
“Alegrai-vos” Exultai 
cantando alegre 
A liturgia do terceiro domingo do Advento e o quarto domingo da Quaresma têm uma característica comum: “Estes sacramentos nos purifiquem dos pecados e nos preparem para as festas que se aproximam” (Pós-Comunhão). É como olhar o horizonte e ver os primeiros raios do amanhecer do dia pleno que chega. Temos hoje uma liturgia alegre, festiva, animada pelos próximos acontecimentos. A alegria vai aumentando, como rezemos: “Dai chegarmos às alegrias da salvação e celebrá-las com intenso júbilo na solene liturgia” (Oração). A profecia de Sofonias convida a cantar e rejubilar porque Deus revogou a sentença de condenação, afastou os inimigos e está presente no meio do povo (Sf 3,14-15). A presença de Deus no meio do povo é sua segurança. O cântico de Isaias nos descreve essa alegria: “Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus santo de Israel” (Is 12,6). A alegria do Natal é tão grande que sua preparação já é um tempo de alegria. A liturgia continua na carta de Paulo aos Filipenses: “Alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito alegrai-vos” (Fl 4,4). O mistério da Encarnação é um motivo de grande alegria. Uma liturgia deve sempre transbordar de alegria. Os mistérios de Deus não são ensinamentos frios e sem sentimentos. Eles são penetrados pela Encarnação do Filho. Na noite do Natal ouviremos o que dizem os Anjos aos pastores: “Eis que vos anuncio uma grande alegria: ‘Hoje nasceu para vós um salvador, o Cristo Senhor’ ” ( Lc 2,10). Essa alegria deve dominar nossa celebração. Alegres porque ele está conosco. 
Preparar para as festas 
A fonte da alegria encontra sua raiz na ação salvadora de Deus e na colaboração do homem que procura o bom caminho. Vemos como João Batista dá às diversas categorias de pessoas que o procuravam, as indicações como atuar a conversão em suas vidas. Diziam: “Que devemos fazer?” É interessante que sua pregação é concreta: Aos ricos que saibam partilhar; aos cobradores de impostos ensina a retidão nos negócios; às autoridades policiais manda respeitar as pessoas e não explorar extorquindo. Sua pregação dava ares de estarem na presença do Messias. João estava na expectativa do Messias e não sai de sua missão que era preparar sua vida. Este homem sabia o seu lugar. É uma grande lição para a pregação na Igreja: deve atingir todas as categorias de pessoas, não nivelando, mas mostrando com verdade cada situação. Preparar a vinda do Messias, esperando por seu Natal, nos leva a assumir atitudes de conversão de nossas atitudes. Essa conversão vai ser o melhor modo de nos preparar para receber o Senhor em seu Natal. Somente a alegria da conversão pode nos conduzir ao verdadeiro Natal. 
A alegria seja vossa força (Ne 8,10) 
A alegria do Senhor é algo que nasce de seu Ser. Não é algo exterior, mas é o seu viver em união e nos dar a participar em comunhão com seu Ser. Somos uma religião da alegria. Viver a fé é a capacidade de encontrar o sentido da vida. Por isso a alegria interior de estar em nosso lugar, vivendo em consonância com Aquele que nos dá a vida. Não provém do exterior. Aqui percebemos porque Neemias diz que a “alegria do Senhor seja vossa força”. A alegria de Deus estava, naquele momento, na restauração do povo e em sua reconstituição. Ela está numa participação e não somente numa causa exterior. Sentir-se em Deus está na capacidade de gerar condições de vida.
Leituras:Sofonias 3,14-18ª;Cântico Isaías12,2-6; 
Filipenses 4,4-7; Lucas 3,10-18.
Ficha nº 2130
Homilia do 3º Domingo do Advento (12-12-21) 
1. A alegria do Natal é tão grande que sua preparação já é um tempo de alegria. 
2. Preparar a vinda do Messias é assumir atitudes de conversão. 
3. Sentir-se em Deus está na capacidade de gerar condições de vida 
Remédio para tudo 
João Batista, em sua pregação, tocava diferentes corações que buscavam uma via diferente. Que devemos fazer, diziam? Para cada situação, a resposta estava na conversão. Assim o remédio é o mesmo para situações diferentes. Depois que se toca o coração é possível a mudança. O homem saído do deserto, trazia sua experiência de encontrar em Deus a resposta para todas as coisas. Não se trata de um remédio bom para tudo e na verdade para nada, mas de um que tem tudo para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário