domingo, 30 de abril de 2023
PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR NO CÉU
quarta-feira, 26 de abril de 2023
“A Palavra de Deus é como uma fruta”.
sexta-feira, 21 de abril de 2023
“Fermento na massa: vocação do leigo”.
O lugar do leigo cristão é na política, na economia, nos departamentos, instituições, escolas, esportes, clubes etc...etc...Onde houver um agrupamento humano, ali está o leigo cristão. Ele não precisa dizer que é católico, cristão. É importante que seja. Vejamos nossos políticos e empresários cristãos: quais são os princípios que regem suas atividades? É o Evangelho? Aliás, são até contra os padres e bispos que chamam a atenção aos problemas, dizendo que eles devem ficar na sacristia e que a sociedade é independente. É esta a ideologia do mal: afastar o evangelho do mundo. Não se deixar vencer o mal, mas vencer o mal pelo bem (Rm 12,21)
https://padreluizcarlos.wordpress.com/
domingo, 16 de abril de 2023
Santidade é a Vocação fundamental.
![]() |
PADRE KUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+) |
domingo, 9 de abril de 2023
DOMINGO DE PÁSCOA
![]() |
PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+) REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR |
Os judeus saíram do Egito às pressas, de noite, não podendo levar nada, a não ser a massa do pão não fermentada. Puderam compreender que acontecia algo muito grande, mas tiveram toda sua história para ir todos os anos tirando deste fato novos conhecimentos e novas riquezas. Assim, no contexto litúrgico e vivencial desta celebração vivemos o mesmo fato. Jesus, de noite passou da morte para a vida, ressuscitando para uma vida totalmente nova. E deu-nos a participar desta vida. Assim, nós também, todos os anos tiramos deste fato novos conhecimentos e uma vida sempre novos.
As leituras do domingo de Páscoa trazem-nos de um modo simples, a narração de um fato tão grande. Madalena vai ao sepulcro. Volta toda apavorada dizendo que tinham levado o corpo de seu Senhor. Pedro e João vão correndo e vêem e crêem. Ele não foi tirado, ressuscitou. Ali está o túmulo vazio, estão os panos. São testemunhos, mas a prova é a fé. Ele aparece para eles neste domingo, não como um morto, mas um vivo que se alimenta e entra em diálogo com eles. Justamente isso Pedro dirá no seu primeiro discurso ao povo, no dia de Pentecostes. Pedro faz uma síntese da história de Jesus: “passou entre nós fazendo o bem! Foi morto e agora ressuscitou. Nós o vimos e somos testemunhas destas coisas, nós que comemos e bebemos com Ele depois de sua ressurreição. Isso foi para a remissão dos pecados”. A segunda leitura é muito clara: se vocês acreditam, vivam agora a vida do alto, pois pelo batismo, fostes inseridos em Cristo, mortos com Ele e ressuscitados com Ele.
O cristianismo encontra na sua origem uma pedra selada com um defunto perigoso dentro. A força da morte dominara o Senhor da vida. Rompendo a pedra e as portas dos infernos, o Senhor ressuscitado abre o caminho para a vida para todos, pois agora Ele é a vida. Inicialmente não tem explicação para os fatos acontecidos. Pedro e João, as mulheres e os demais apóstolos não conseguem entender o que se passa. Somente o dom da fé, dado pelo Espírito Santo, pode abre suas inteligências à compreensão superior. Assim também é para nós. Não conseguimos entender e nem passar esta verdade para nossa vida. Somente com a fé infundida em nós no Batismo e no cotidiano da vida é que compreendemos esta verdade e a transformamos em vida. Não se trata de saber explicar, mas sim acolher e viver. Nós temos esta fé, pois do contrário não poderíamos de modo nenhum viver a vida cristã nas dificuldades e glórias desta vida.
Crendo e celebrando o mistério da Páscoa anualmente e cada dia, nós realizamos em nós este mesmo mistério e podemos receber a Ressurreição que Ele nos oferece. Com a fé no Ressuscitado podemos dizer como Pedro: “somos testemunhas destas coisas”. Desejamos a todos uma boa e santa Páscoa. Que os frutos da Ressurreição permaneçam em sua vida. Cristo está vivo no meio de Nós.
sábado, 8 de abril de 2023
SABADO SANTO

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR
“Cristo Ressuscitou!”

REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR
A Igreja tem o ponto mais alto de sua vida na celebração da Vigília, onde espera a Ressurreição de seu Senhor, celebrando os sacramentos da iniciação. A densidade de ensinamentos é extremamente grande e bela. Todo o caminho quaresmal conflui para esta noite de vigília. Ali se realizam, na memória do povo de Deus, os maiores mistérios de nossa redenção: passando pela Paixão, Morte e sepultura, Cristo chega à Ressurreição. A comunidade lê as profecias e anuncia a ressurreição do Senhor. Anuncia pela palavra e realiza este mistério em cada um através dos sacramentos pascais da iniciação (Batismo, Crisma e Eucaristia). No mistério dos símbolos sacramentais, entramos no mistério do Cristo que é nossa vida.
A liturgia nos oferece tradicionalmente uma seleção muito grande de leituras do Antigo Testamento que nos fazem entrar em toda a história da salvação desde a criação, patriarcas, tendo como ponto alto a passagem do mar Vermelho, passando pelos profetas para chegar ano Novo Testamento quando nos é anunciado Cristo nossa Páscoa e proclamado vivo e ressuscitado no evangelho da Vigília. A liturgia tem sempre o aspecto memorial, o que já vem da tradição hebraica. Então se conta a história da maravilhas feitas por Deus a seu povo. O fato de contar a história é uma certeza de que Deus fará novamente aquilo que fez. Fazemos memória para que se repitam. E igualmente participamos como os antigos, nas maravilhas operadas no passado e agora para nós. Narrar é colocar-nos dentro dos fatos e dar-nos a salvação.
Estamos celebrando um mistério que nos parece muito distante e muito difícil de ser entendido e praticado. Mas isso não deve nos desanimar nem desesperar, pois por enquanto vemos meio confusamente, depois veremos face a face. Deus age neste mistério como nós vemos proclamado. Não ver, não significa não ter. Não entender não significa não receber. Deus nos entende e isso basta E dá-nos seu mistério. Dá-nos a viver seu mistério de amor e ressurreição realizada em seu Filho.
Abre-se para nós, nesta celebração da Ressurreição do Senhor, o caminho da vida cristã. Começamos a ser cristãos, filhos de Deus e membros do povo de Deus no momento do batismo que nos inseriu no Cristo vivo e Ressuscitado. O grande convite da Páscoa é viver a vida do Alto, como Cristo, com Cristo, por Cristo na unidade do Espírito Santo, para a glória do Pai.
sexta-feira, 7 de abril de 2023
SEXTA-FEIRA SANTA
No Tríduo Pascal temos o primeiro dia que é a
Celebração da Paixão e Morte do Senhor. É um dia em que não há missa, pois a
missa de hoje é aquela do Calvário. Participamos da missa eterna onde Cristo,
vítima, altar e sacerdote, se oferece ao Pai pelo mundo de todos os tempos. Ele
é o mediador da nova e eterna aliança concluída no seu sangue. Com este sangue
lavou todas nossas culpas e em seu corpo, véu do novo santuário, entramos em
aliança com Deus. Pagou pelos nossos pecados. Resgatou-nos da dívida e por nos
deu perfeita glória ao Pai e completa salvação a todos nós. Na celebração da
Sexta feira Santa temos 4 partes: leituras, oração universal, adoração da Cruz,
e comunhão eucarística.
No mundo vemos crescer o ateísmo, a maldade, a morte e descrença. Fazemos religiões a nosso gosto, como os pagãos faziam deuses a sua imagem. Os deuses do poder, do prazer e do dinheiro aumentam seus domínios sob os mais diversos nomes, até falsificando a Deus, em nome de Deus. Mas nós, beijando a Cruz reverentemente. Elevamos nossa oração por todas as necessidades do mundo e por todos os homens para que tenham vida tranquila, se convertam e vivam no amor e fraternidade.
Recebendo nesta celebração a Eucaristia, reafirmamos nossa fé na morte de Cristo e na sua ressurreição. Celebramos a morte de Cristo com a presença de Cristo Ressuscitado presente no meio de nós. Nada mais nos resta fazer que abraçar sua cruz e caminhar por sua estrada de entrega ao Pai e aos irmãos, unidos à Mãe das Dores.
quinta-feira, 6 de abril de 2023
QUINTA-FEIRA SANTA
![]() |
PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+) REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR |
quarta-feira, 5 de abril de 2023
“O discípulo que Jesus amava”
![]() |
PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+) REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR |
terça-feira, 4 de abril de 2023
“Vivendo a Paixão de Cristo”.
segunda-feira, 3 de abril de 2023
“Dias da Semana Santa”.
sexta-feira, 31 de março de 2023
DOMINGO DE RAMOS
domingo, 26 de março de 2023
A FÉ
![]() |
PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+) AO LADO: PADRE JOSÉ OSCAR BRANDÃO(+) REDENTORISTAS NA PAZ DO SENHOR |
quarta-feira, 22 de março de 2023
A VIDA CRISTÃ
domingo, 19 de março de 2023
OLHOS NOS OLHOS (Recordando Pe. Luiz Carlos)
![]() |
PADRE RONOALDO PELACHIN SACERDOTE REDENTORISTA |
O estribilho é seu,
das estrofes não me lembro mais,
só me lembro sua graça,
seu sorriso, seu semblante amigo.
Do estribilho eu me lembro
“olhos nos olhos”,
das estrofes não me lembro mais.
Só sei que me fazias
acreditar no amor
no afeto, na amizade,
do Deus meu criador,
quem ama o Redentor,
não tem mau humor,
quem ama o Redentor
não tem mau humor.
“Olhos nos olhos
do ser da gente...
O estribilho é seu,
das estrofes não me lembro mais
só me lembro das histórias,
das piadas que faziam rir.
Do estribilho eu me lembro
“olhos nos olhos”,
das estrofes não me lembro mais
me lembro dos conselhos,
que davas com bondade
com jeito e caridade
por causa do Senhor,
quem ama o Redentor
não tem mau humor,
quem ama o Redentor
não tem mau humor.
“Olhos nos olhos
do ser da gente...