sexta-feira, 14 de maio de 2021

nº 2066 - Homilia da Ascensão do Senhor (16.05.21)

Pe. Luiz Carlos de Oliveira 
Redentorista 
“Ascensão do Senhor” 
 Nossa vitória em Cristo 
A oração da missa nos desvenda o mistério da Ascensão de Jesus em nosso favor: “Ascensão de vosso Filho já é nossa vitória... como membros de seu corpo, somos chamados na esperança a participar de sua glória”. Esse momento da vida de Cristo não é simplesmente um sair de cena, mas continuar sua missão com o envio do Espírito em Pentecostes. “Se Eu não for, o Espírito não virá a vós (Jo 16,7). É um único mistério que acontece em continuação da Ressurreição do Senhor. Não haveria o dom do Espírito, nem a condição humana completaria a Encarnação de Jesus em relação a nós. Ele Se encarnou para nos levar à participação da Divindade. Ascensão está em relação imediata com a Encarnação. Como o Filho participou de nossa humanidade, renascemos para o Céu assumindo a participação na Divindade. Estamos na Glória. Nossa humanidade está definitivamente presente, com Cristo, junto ao Pai, para sempre. Não falta senão conduzir o mundo para Cristo para chegarmos e à total glorificação (Ef 1,10). Desse modo Paulo exorta a conhecermos “qual é a esperança que seu chamado encerra, qual é a riqueza da glória da sua herança e, entre os santos e qual é a extraordinária grandeza do seu poder para nós, os que cremos” (Ef 1,17-19). Sem a Ascensão, a fé perderia toda sua dimensão de movimento para o Pai. Como o Cristo foi, Ele nos leva consigo em sua Humanidade e nos espera para que um dia essa condição seja glorificada juntamente com todo Universo. 
Temos uma missão 
Ele está conosco. E conosco está na continuação de sua missão no mundo. Ele que recebera todo o poder de proclamar e instaurar o Reino entre nós, deixa aos discípulos a continuação de sua missão. Não se trata de uma nova missão, mas a mesma, com o mesmo poder de salvação. A missão de Jesus continua nos discípulos. Não é uma empresa pessoal. É a mesma de Cristo. Os discípulos têm o poder de fazer o que Jesus fazia. Os sinais que comprovavam a missão dos discípulos era a garantia da verdade. Continuamos modificando as estruturas do mundo para que seja sempre o mundo querido por Deus. Quanto mais vamos aos carentes de Deus e de vida, mais o Evangelho se faz verdade no meio deles. O Pai O fez Senhor pela Ressurreição e Ascensão e Lhe deu o poder sobre os homens e sobre o mundo. Esse mesmo poder passa aos seus seguidores no exercício de sua missão. É a mesma missão com a presença permanente de Jesus e de seu Espírito. Tudo que se refere ao bem do ser humano faz parte do anúncio da Redenção. 
Comunhão entre o céu e a terra 
A Ascensão de Jesus não é um mistério que se acaba com sua subida ao Céu. Não é um fechar de cortinas e um encerrar o espetáculo. A oração depois da comunhão nos instrui sobre a continuação desse mistério: “Vós nos concedeis conviver na terra com as realidades do Céu. Fazei que nossos corações se voltem para o alto, onde está junto de vós a nossa humanidade”. Há uma permanente e frutuosa presença nossa no Céu, na Humanidade de Jesus, bem como, uma permanente insistência da presença Divina entre nós, que nos impulsiona à uma presença do Céu em nosso dia a dia. Somos cidadãos dos céus (Fl 3,20). Mas permanecemos na terra, produzindo os frutos que nascem dessa fecunda integração. Estamos em caminho ao futuro. É fruto da Encarnação. Ele levou nossa humanidade e nos deixou sua Divindade. 
Leituras: Atos 1,1-11; Salmo 46; 
Efésios 1,17-23;Marcos 16,15-20. 
Ficha: nº 2066 
Homilia da Ascensão do Senhor (16.05.21) 
1. Como o Filho participou de nossa humanidade, assumimos a Divindade.
2. Ele está conosco. E conosco está na continuação de sua missão no mundo. 
3. A Ascensão de Jesus não é um mistério que se acaba com sua subida ao Céu. 
Trem da alegria 
Esse trem realmente é da alegria. Jesus puxou a fila e todo mundo vai atrás para chegar à estação da casa do Pai. Que festa bonita vai ser. Gente de todo o canto. O trenzinho veio rangendo de tanta gente. Pudera! Era o Filho que saíra para vir ao mundo e agora volta trazendo todo mundo consigo. Quando Se fez homem, assumiu nossa humanidade. Agora que volta para o Céu, leva consigo nossa humanidade. Não só na sua carne, mas todo mundo que veste essa mesma carne...Com a vantagem que nós vestimos a sua Divindade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário