sexta-feira, 20 de agosto de 2021

nº 2096 - Homilia da Assunção de Maria (15.08.21)

Pe. Luiz Carlos de Oliveira 
Redentorista 
“Maria no Céu” 
Assunção, uma necessidade! 
Nossa alegria de Jesus ter ressuscitado e subido aos Céus como Senhor e Criador de do Universo, deixa ainda uma ponta de insegurança: E nós? Poderemos um dia entrar no Paraíso com todo o peso dos pecados que temos? Sabemos “que o corpo corruptível torna pesada a alma” (Sb 9,15). Jesus sempre nos dá certezas que nos confortam. Uma delas é a Assunção de Maria. Além de ser um privilégio magnífico daquela que gerou o Deus feito homem, Ela esteve totalmente unida a Ele por ser sua mãe e discípula e pertencer a seu corpo místico; Ela é garantia que o Céu é para todos. Podemos entrar no Céu. Na Encarnação, Jesus se uniu totalmente a sua Mãe. Ele tomou dela a natureza, e Ela recebeu Dele a graça e a Vida Divina. Não iria sofrer a corrupção aquela que gerou a Vida. Isabel a proclamou Bendita e Mãe do Senhor. A união à Divindade do Filho e à sua Humanidade justifica que tenha levado para junto de si, aquela que em nada se separou Dele. Essa condição de Maria não é narrada pela Escritura, mas pela Santa Tradição. A Tradição foi o campo onde foi semeada e cresceu a Palavra de Deus dos Evangelhos e das Cartas. O próprio Lucas diz que, ao escrever o Evangelho e Atos, fez uma pesquisa acurada de tudo desde o princípio (Lc 1,3). Os informantes eram “os que desde o princípio foram testemunhas oculares e ministros da Palavra” (At 1,2). A tradição da fé na Assunção de Maria foi testemunhada pelos que estavam ali, viram e deixaram a lembrança. 
Meta de todo humano 
A descrição do acontecimento, como nos narra o evangelho apócrifo de Tiago, não é garantida, pois ele é posterior, datando do século III, quando o texto dos evangelhos e a tradição já estavam consolidados. O Papa Pio XII, ao proclamar como dogma em 1º de novembro de 1950, não fez mais que confirmar uma verdade já comum. Tem a garantia da fé do povo que é critério de fé (Sensus Fidelium). O Papa escreveu a todos os bispos e suas dioceses, perguntando se concordavam com a proclamação do dogma. Houve a resposta positiva. Nesse dogma não só contém a verdade de um dom da Mãe de Deus, mas confirma que todos os que crêem, têm uma meta segura que é o Céu. Todos podemos chegar ao Céu e fazer da vida uma antecâmara do Paraíso. Maria estimula “a buscar as coisas do alto” (Cl 3,1), como Jesus Ressuscitado. É pela noção de Corpo Místico de Cristo, como nos ensina Paulo: “Vós sois o Corpo de Cristo e sois seus membros, cada um por sua parte” (1Cor 12,27). A ligação de amor por Maria e sua importância em nossa vida, não se faz por devoção mas por necessidade de fé em Cristo, de cujo Corpo Total fazemos parte.
Devoção evangelizada 
A devoção deve consistir, não tanto em obter graças, mas, sobretudo, em fazer como Maria fez. Somos filhos que imitam a Mãe e sentem, da parte dela, a necessidade de cumprir sua missão de ser Mãe dos filhos de Deus, pois em Cristo somos todos irmãos. Nossa união com nossa querida Mãe não se faz só através de nossa devoção, mas a partir do conhecimento espiritual e de uma fé manifestada. Como irmãos de Cristo, temos com Ele a mesma filiação à Maria. Continuamos a Encarnação. Por isso, não é condenado nenhum tipo de devoção, pois responde a nosso jeito, mas temos que crescer na fé e fazer como Maria fazia para educar seu Filho, seguindo sua Palavra e assumindo nosso lugar na Igreja. 
Leituras: 
Apocalipse 11,19ª;12,1.3-6ª10ab;Salmo 44; 
1Coríntios15,20-27ª; Lucas 1,39-56 
Ficha nº 2096 
Homilia da Assunção de Maria (15.08.21) 
1. Essa condição de Maria não é narrada pela Escritura, mas pela Santa Tradição. 
2. Todos podemos chegar ao Céu e fazer da vida uma antecâmara do Paraíso. 
3. Nossa união à Maria se faz através da nossa devoção e pelo conhecimento espiritual. 
Medo de altura 
Nossa querida Mãe subiu ao Céu. Mas tem elevador? Qual é o elevador que o santo usa? Como é que a gente não vê? Mas não podemos esquecer que nós o usamos sempre. Sobe andar, desce andar... estamos indo e voltando. Ele se chama Graça do Céu. Nele vamos subindo. A gente falha, mas continuamos o caminho. Quando falamos que Nossa Senhora foi para o Céu de corpo e alma, estamos descrevendo nosso caminho. Vamos chegar lá. Tudo que ela faz, podemos fazer também. Afinal é a mãe que estimula os filhotinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário