domingo, 29 de agosto de 2021

nº 2100 - Homilia do 22º Domingo Comum (29.08.21)

Pe. Luiz Carlos de Oliveira 
Redentorista 
“Puros de coração” 
Fonte da vida 
O evangelista Marcos traz um aspecto da pregação de Jesus que parece não ter importância. Fala de lavar os pratos... e muitas outras coisas que constituía o mais importante para os fariseus e oprimiam a vida do povo. E Jesus é não contra. Não aceita por valorizam mais que o mandamento de Deus buscando mais a tradição. Isso é muito oportuno para nós, pois há modos de viver a fé que se baseiam só no exterior, e não no que une o coração com Deus. Não convertem o coração. A Jesus interessa a fonte das atitudes. O que suja os homens é o que sai do mau coração e não os ritos exteriores. Esses são necessários, mas não em primeiro lugar. Isso tem muito na fé cristã, seja católica, seja evangélica. As devoções que não envolvem a pureza do coração devem ser revistas. O coração será fonte da vida quando estiver ali a fé em Cristo e o amor a Deus e a seus mandamentos. Jesus liberta-nos desse mal e nos dá os critérios para aquilo que fazemos em nossa fé. Há casos de pessoas que, se ficarem sem uma medalhinha de Nossa Senhora, se sentem inseguros. Mas não se preocupam com os mandamentos. Pode até ajudar, mas se buscarmos a Palavra de Deus e os sacramentos. Por isso disse Moisés: “Nada acrescentareis, nada tirareis à palavra que vos digo, mas guardai os mandamentos do Senhor, vosso Deus que vos prescrevo” (Dt 4,2). Cuidado com o tradicional, só por ser tradicional. Cuidado com o que é avançado, só por ser avançado. É preciso ver o coração. A verdadeira pureza purifica-nos desses males. Jesus liberta dessas prisões, para a pureza da vida pela fé, como nos apresenta o salmo 14. 
Deus está no outro
Perguntamos: como podemos ter certeza da pureza de nosso coração? Descobrir Jesus nos leva a descobrir o outro. Esta é a religião pura. Tiago, que era muito concreto, diz: “A religião pura e sem mancha diante de Deus Pai é esta: assistir os órfãos e viúvas em suas tribulações e não se deixar contaminar pelo mundo” (Tg 1,27). É isso que faz a diferença na fé: Não é um punhado de verdade, mas uma atitude de vida. Basta seguir Jesus: Deu a vida para que todos tenham a vida e a tenham em abundância. Numa comunidade onde há abandonados, seja na pobreza humana ou na pobreza espiritual, ela não está cumprindo seu dever, ou pior, não tem a vida de Jesus. Esta não é só um dado espiritual, mas se concretiza no amor e no serviço. Assim estamos servindo e amando a Deus, pois o amor de Deus é fonte do amor que se realiza no amor ao próximo. Quando se iniciou a comunidade cristã, era fundamental o serviço aos pobres, que não havia no judaísmo, nem no paganismo. Havia muita viúva abandonada. Os pobres eram uma grande massa sem o mínimo recurso. A Igreja sempre foi e sempre será dos pobres. Que Deus fortifique nosso coração e nos leve a servi-lo em nossos irmãos 
Praticantes da Palavra 
Somos responsáveis por um cuidado sempre maior ao evangelizar, pois a Palavra tem origem Divina. A Palavra é acolhida para ser vivida. Pelo fato de conhecermos pouco a Palavra, procuramos viver o secundário que não nos compromete. Tiago é firme: “Recebei com humildade a palavra que em vós foi implantada, e que é capaz de salvar as vossas almas” (Tg 1,21b). É preciso fazer a união do culto e vida. Viver a fé não é cumprir leis, mas a Lei de Deus. Essa dará vigor às leis da vida sem que o nosso coração produza obras más ou vazias. Assim se manifesta a fé através das obras (Tg 2,17). 
Leituras: Deuteronômio 4,1-2.6-8; Salmo 14; 
Tiago 1,17-18.21b-22.27; Marcos 7,1-8.14-15.21-23 
Ficha nº 2100
Homilia do 22º Domingo Comum (29.08.21) 
1. As devoções que não envolvem a pureza do coração devem ser revistas. 
2. A fé não é um punhado de verdades, mas um dom que leva a uma atitude de vida. 
3. Se conhecermos pouco a Palavra, vivemos o secundário que não nos compromete. 
Saco de lixo 
O coração humano tem facilidade de virar saco de lixo quando vai armazenando o que não precisa para a felicidade. Daquela sujeira não sai nada de bom. Que pena que o coração humano seja feito para saco de lixo. Dali saem só cheiros maus e ratazanas. Horrível. ` Jesus pode ser um excelente lixeiro para tirar fora o ruim e aproveitar para colocar coisas boas. A água limpa purifica as sujeiras. A graça limpa os corações. É do coração que saem os males diz Jesus. Por isso a purificação e limpeza darão bons resultados. Tendo um coração renovado pela Palavra de Deus, pelo acolhimento das indicações espirituais, o coração se torna uma fonte de boas obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário