terça-feira, 8 de junho de 2021

nº 2074 - Homilia do 11º Domingo Comum (13.06.21)

Pe. Luiz Carlos de Oliveira 
Redentorista 
“O Reino cresce”
 A Semente da Vida! 
Jesus inicia sua pregação com o anúncio de algo totalmente novo: “Convertei-vos, porque o Reino de Deus está próximo” (Mt 4,17). Como bom agricultor que era, pois fala da vida das sementes e não das madeiras de sua carpintaria, compara o Reino com a semente delas. Diz: “Mas o agricultor não sabe como isso acontece” (Id 27). Também não sabemos como cresce o Reino de Deus. Por mais que nossas pastorais sejam eficientes, a força interior do Reino de se implantar no mundo, não está em nossas mãos. O crescimento do Reino é muito grande. Mas deve contar com nossa contribuição, “pois o homem lançou a semente à terra” (Id 26). A semente por si mesma tem o crescimento, mas se o homem não a põe na terra, “ela não morre e germina” (Jo 12,24), como diz Jesus, e não produz. No túmulo do faraó Tutancâmon havia trigo que estava ali a 4 mil anos ou mais. Foram semeados e nasceram. Por menor que seja a semente, ela tem toda a vida em si. Uma semente de eucalipto, que é um pozinho, pode chegar a ser uma árvore de grandíssimas alturas. O Reino de Deus pode depender do homem para ser anunciado, como o próprio Jesus o fez. Ele iniciou o anúncio e deixou a nós a missão de ir como fez com seus discípulos naquela experiência de irem dois a dois anunciando: “O Reino de Deus está próximo de vós (Lc 10,1). 
Força interior do Reino 
A história do povo de Israel é compreendida pelo profeta Ezequiel (17,22-24), como uma parábola. Ele usa a imagem da muda tirada de um cedro para ser transplantada para o monte de Israel. Era uma muda tirada do topo, preciosa, bonita e viçosa. E, plantada em Israel, produzirá folhagem e frutos. Ela abrigará os pássaros. Imagem bela para explicar a missão de Israel. Foi escolhido por Deus para ser o “missionário” de Deus para o mundo. Nele nasce o Filho de Deus que vai implantar o Reino definitivo. Reino de beleza e força únicas. Nesse Reino há o “ramo que brota de Jessé... o Espírito do Senhor repousará sobre Ele” (Is 11,1-10). Deus cuidou dessa planta de tal modo que ela foi suficiente para ser o espaço onde nasceu Jesus. E veio para todos os povos. A missão de Israel não foi com finalidade de si mesmo, mas de dar ao mundo o novo ramo que vai ser plantado e produzir frutos para a vida do mundo. Essa missão parece que não foi compreendida. Mas árvore cresceu e abrigou pássaros de todos os povos. Assim cresce o Reino de Deus. O Reino é maior que a Igreja e acolhe filhos de todos os povos. A Igreja promove seu acolhimento por todo o mundo. “Ide por todo mundo, proclamai o evangelho a toda criatura” (Mc 16,5). 
Caminhar na fé 
O salmo 91 nos canta a beleza do justo que cresce como o Reino: “O justo cresce como a palmeira, florirá igual ao cedro que há no Líbano”. E salienta a vitalidade que possuem: “Mesmo no tempo da velhice darão frutos, cheios de seiva e de folhas verdejantes” (Sl 91). O Reino é uma força divina, mas está intimamente ligado aos filhos de Deus que o fazem produzir frutos no mundo. Por isso, por menores que sejam as ações e os gestos em favor do Reino, eles têm grande força divina de crescimento. Tudo o que é feito pelo Reino tem seu efeito muito superior ao que foi produzido. Não podemos ter medo dos pequenos gestos, pois, como a semente, tem em si toda a vida da árvore frondosa do Reino. Cada ação da Igreja em vista do Reino sempre tem o resultado que Deus lhe oferece.
Leituras: Ezequiel 17,22-24; Salmo 91; 
2ª Coríntios 5,6-10;Marcos 4,26-34. 
Ficha nº 2074
Homilia do 11º Domingo Comum(13.06.21) 
1. A semente, por menor que seja, tem toda a vida da árvore em si. 
2. Israel foi escolhido por Deus para ser o porta voz de Deus para o mundo. 
3. Tudo o que é feito pelo Reino tem seu efeito muito superior ao que foi produzido. 
Tamanho não é documento 
Quando vemos algo pequeno e com cara de sem futuro, menosprezamos. Quando vemos uma semente muito pequena, não cremos que dali possa surgir uma árvore frondosa. É o que vemos no Reino de Deus. Sempre é uma “merrequinha” quando se vê. O que valem nossas comunidades. Às vezes um punhadinho de gente. Mas, o que conta não é a casca, mas o grande conteúdo do Reino. Basta ver como a Igreja nasceu em certos países. Um de boa vontade conheceu a Igreja e levou a semente. Hoje são países de muitos cristãos. É o que vemos na evangelização dos apóstolos. Mesmo que tenham feito muito, era um nada no império romano. Onde está o império? E a Igreja cresceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário