sexta-feira, 8 de outubro de 2021

nº 2112 - Homilia do 28º Domingo Comum (10.10.21)

Pe. Luiz Carlos de Oliveira 
Redentorista 
“Preferi a sabedoria” 
 A Deus tudo é possível 
A prece da oração da Missa, chamada coleta, dá-nos uma direção para compreendermos a liturgia do dia de hoje: “Sempre nos preceda e acompanhe a graça, para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer”. Para fazer esse bem, precisamos da sabedoria. Assim contamos bem nossos dias. Quem nos orienta é a Palavra de Deus que nos conduz a seguir Jesus na busca da perfeição. O homem vai a Jesus e pergunta o que deve fazer para ser perfeito. “Jesus olhou para ele com amor”. Ele amava as pessoas e demonstrava que amava. Então vê possibilidade de lançar a rede: “Uma só coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me” (Mc 10,21). Ele se foi triste. Faltou o que? Sabedoria de arriscar tudo por Jesus. Tudo ou nada. Jesus se entristece, não porque não quis segui-Lo, mas por não ter sabedoria e ficar preso em tão pouco. Jesus comenta dolorosamente: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus” (Id 23). A sabedoria pode nos levar a entender o valor dos bens materiais que não valem mais que o Reino. Como compreender isso? Deus dá essa capacidade. Quem deixou tudo, recebe 100 vezes mais (com perseguições) e depois, a vida eterna. O Salmo canta com beleza: “Ensinai-nos a contar bem os nossos dias, e dai ao nosso coração a sabedoria” (Sl 89). Recebemos tudo de Deus. Por que nos apegamos a ponto de perder tudo que Deus pode nos dar? Arriscar tudo não é insano. É garantido. Jesus acrescenta que temos tudo com perseguições, como Ele foi perseguido por ter tudo. 
A Palavra é viva 
A Palavra vai além do que é dito e chega ao cerne do que deve ser. A Palavra saída da boca de Deus se identifica com o Filho enviado ao mundo como lemos em João capítulo I,1: “No princípio era a Palavra e a Palavra estava com Deus e a Palavra era Deus”. Por isso, essa Palavra é eficaz, pois é ação de Deus. A Palavra cria e salva. Jesus disse: “As palavras que Eu vos disse, são Espírito e Vida (Jo 6,63). A Palavra revela e se faz Vida. Jesus disse que Ele não julga. Quem julga é a Palavra: “A palavra que proferi é que o julgará no último dia” (Jo 12,48). A Palavra discerne e vai fundo dentro de nós. Não dá para escapar de sua luz. Prestar contas é ver o mal que fazemos a nós mesmos quando não seguimos a Palavra. “A ela devemos prestar contas” (Hb 4,13). Temos um longo caminho a fazer para compreender a Palavra de Deus como vida. Não é um livro de leitura a ser decorado ou uma lei a ser cumprida. É um encontro de duas pessoas no qual um pronuncia palavras, como Pedro diz: “A quem iremos, tu tens palavras de Vida Eterna” (Jo 6,68) e outro se doa: “Quem come minha carne e bebe o meu sangue, permanece em mim e Eu nele” (Jo 6,56). A Palavra e o pão são um só e dão a Vida. 
Amei a sabedoria 
Que a Palavra de Deus nos conduza. Seguir essa Palavra é sabedoria, pois nos abre à Sabedoria. O Sábio “preferiu a sabedoria...” Pois, “todos os bens me vieram com ela, pois uma riqueza incalculável está em suas mãos” (Sb 7,11). Por isso o salmo clama: “Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria”... e assim se torna fecundo o nosso trabalho” (Sl 89). Jesus, ao convidar o homem a ser prefeito, exige que se deixe tudo para ter tudo. Essa é a sabedoria. “É difícil entender essas palavras, mas para Deus não. “Para Deus tudo é possível” (Mc 10,27). Falta sabedoria à sociedade. Seguir Jesus é deixar todos os bens. Deixar é tirá-los de dentro de si e ali colocar a sabedoria que os multiplicará. 
Leituras: Sabedoria 7,7-11; Salmo 89; 
Hebreus 4,12-13;Marcos 10,17-30 
Ficha nº 2112
Homilia do 28º Domingo Comum (10.10.21) 
1. Jesus se entristece, porque o homem não tem sabedoria e fica preso em tão pouco. 
2. Temos um longo caminho a fazer para compreender a Palavra de Deus como vida. 
3. Seguir essa Palavra é sabedoria, pois nos abre à Sabedoria. 
Contando Moedas 
Quebrei o porquinho e tinha pouca moeda. Era tudo o que eu tinha. Era minha riqueza. Pouco, mas meu. O porquinho não engordou. Precisava colocar sempre outras moedas para ter muito. Aí aprendo a sabedoria de colocar coisas de valor na vida para poder ser e ter mais. Cada moeda da vida é um dom e uma escolha. Quando deixo o porquinho e arrisco a vida por algo que sustenta muito mais, posso contar moedas de grande valor. Não precisa mais de porquinho para guardar. Seguir Jesus quebrando o porquinho, acaba por nos dar tudo o que não compro com minhas moedas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário