sábado, 1 de janeiro de 2022

nº 2136 - Homilia da Epifania do Senhor (02.01.22)

Pe. Luiz Carlos de Oliveira 
Redentorista 
“Guiados pela Estrela”
Uma nova Estrela 
É belíssima a estrela que aparece no presépio. De onde surge esse maravilhoso astro? A estrela do presépio de Belém realiza a profecia de Balaão (profeta pagão). Os judeus saídos do Egito assustavam os povos. Um rei, Balac, chamou-o para amaldiçoar os judeus. Ele, em vez, abençoa. E diz ao final: “Vejo, não agora; e o contemplo, mas não de perto. Uma estrela sai de Jacó, e um cetro se levanta de Israel” (Nm 24,17ª). Essa é a estrela que os Magos seguem. Não é um astro, mas a pessoa do Menino que eles buscam. Ele recebe o cetro conforme profetizou Jacó em sua bênção a Judá: “O centro não se afastará... até que venha aquele a quem pertence” (Gn 49,10). O Menino é a estrela e recebe a herança de Davi como Rei. Os Magos procuram “Onde está o Rei que acaba de nascer? Nós vimos sua estrela no Oriente e viemos adorá-Lo” (Mt 2,2). Não se pode ver apenas um fenômeno meteorológico. Esse faz quadro que fixa uma imagem que transmite um ensinamento. Os Magos não podem ser vistos somente como uma história bonita, mas como um ensinamento profundo: Ao presépio vão os pastores, os últimos de todos; vieram os Magos, os sábios. O acolhimento é a resposta mais desejada para quem está em busca da verdade e do encontro pessoal com Deus. Celebramos um ensinamento magnífico da Epifania, a manifestação a todos os povos. 
Jesus veio para todos 
A festa dos Magos é, como em outros lugares, uma narrativa cujo fim é anunciar uma verdade. Paulo nos revela o sentido dessa verdade dizendo que recebeu por revelação o que os apóstolos também receberam: “Os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo por meio do Evangelho” (Ef 3,5-6). A visita dos Magos mostra que o nascimento de Jesus não é algo particular de uma religião, no caso o judaísmo, mas é aberto a todos os povos. Jesus nasceu para todos. Os Magos seriam pessoas que viviam estudando as Escrituras e conheciam esse desígnio de Deus de enviar seu Filho. O que devemos buscar nessa linda narrativa é a revelação que Paulo recebeu diretamente, e que os apóstolos entenderam da mensagem de Jesus. Isso está em desacordo com a prática judaica. Eles são o povo de Deus. E os outros não. Nos Atos dos Apóstolos vemos a dificuldade inicial dos cristãos de pregarem o Evangelho aos pagãos. Pedro diz, na casa de Cornélio, depois de descer sobre eles o Espírito Santo: ‘“Pode-se recusar a água do Batismo a esses que, como nós, receberam ao Espírito Santo?” E ordenou que fossem batizados em nome de Jesus”’ (At 10,47). Paulo será o grande batalhador da evangelização dos gentios. Também nós somos chamados a anunciar.
Voltaram por outro caminho 
“Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para sua terra, seguindo outro caminho” (Mt 2,12). Todo encontro com Jesus, sempre nos leva a rever os caminhos, pois há muito Herodes pelo mundo. Mudar de caminho, não é fugir de pessoas, mas é ir por onde Deus passa. Jesus disse: “Eu sou o caminho, a Verdade e a vida” (Jo 14,6). Somente celebramos o Natal, se contemplamos o presépio na verdade de Jesus, se fazemos uma avaliação de nossos caminhos. Sem ter Natal todo dia, podemos não encontrar o caminho de Jesus que conduz à Ressurreição. Há muita história sobre os Magos que são criação dos tempos. Não fantasiar muito. Basta o Evangelho. 
Leituras:Isaias60,1-6;Salmo71;
Efésios3,2-3ª.5-6;Mateus2,1-12. 
Ficha nº 2136 
Homilia da Epifania (02.01.22) 
1. Celebramos um ensinamento magnífico da Epifania, a manifestação a todos os povos. 
2. A visita dos Magos ensina que a salvação é aberta a todos os povos. 
3. Somente celebramos o Natal, se fazemos uma avaliação de nossos caminhos. 
Rei que não era rei 
Um exagerado disse vendo chegar uma grande caravana de gente de longe. “Viu que camelaiada? Donde vem isso? Não havia ninguém anunciado.(”) Outro disse: “não viu na escritura que vai haver uma inundação de camelos e dromedários” (Is 60,6). Deve ser isso. A profecia anuncia, a verdade se concretiza no nascimento de Jesus. Homens diferentes, em solene caravana, entram pela cidade perguntando sobre o nascimento de um rei. O poderoso Herodes logo quer tomar posse do Menino. Ele não era rei. Era rei dos reis que continua a ser buscado por todo o mundo. Vamos a Belém...Até a estrela vai lá e mostra onde está a Estrela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário