quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

nº 2138 Homilia do Batismo do Senhor (09.01.22)

Pe. Luiz Carlos de Oliveira 
Redentorista 
“Filho amado” 
 Batismo do Senhor 
No Batismo de Jesus continuamos a Manifestação do Senhor. Desta vez é apresentado pelo Pai aos judeus no rio Jordão, no momento em que João batiza Jesus. O batismo de João está na tradição dos banhos de purificação com compromisso de vida moral, como se fazia para os prosélitos. Agora se trata de uma conversão em vista da vinda do Senhor. Para João é uma expressão de penitência para a conversão do coração como vemos em sua pregação: “Convertei-vos porque o Reino de Deus está próximo”. Mateus escreve: “Nesse tempo, veio Jesus da Galiléia ao Jordão à procura de João, a fim de ser batizado por ele” (Mt 3,13). Entre as muitas interpretações do batismo de Jesus, está a concepção de que Ele é designado oficialmente como Messias, profeta e servo. Ali o Filho é apresentado pelo Pai. Ali recebe o Espírito em plenitude. Por que Jesus vem para ser batizado? É desejoso que o Reino de Deus se instaure. Como parte do povo, também Se prepara. Ele vem como povo, e como realizador. Nos evangelhos vemos Jesus praticando esse tipo de batismo do povo, como João. “Se bem que Ele não batizasse, mas seus discípulos” (Jo 4,2). Jesus também recebeu o batismo e, enquanto rezava, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em Ti ponho o meu bem querer” (Lc l,21-22). O Espírito assume Jesus no amor do Pai e no caminho de missão que era levar a todos ao bem querer do Pai. Realizará a profecia do Servo do Senhor (Is 42,1ss). 
Passou fazendo o bem 
Os cristãos vindos do judaísmo questionavam Pedro por ter entrado em casa de um pagão. Pedro narrou todo o fato da visão que tivera e como o Espírito Santo tinha sido dado aos pagãos, antes mesmo do Batismo. E diz: “Pode-se negar a graça do Batismo a esses que, como nós, receberam o Espírito Santo?” (At 10 47). Nesse texto vemos que o Espírito Santo abre as portas da fé aos pagãos. No anúncio a Cornélio, Pedro conta a história de Jesus. E recorda o que disse na casa de Cornélio: “Depois do batismo Deus ungiu o com o Espírito Santo e com poder e Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com Ele” (At 10, 38). “A vida cristã é uma fé atuando na caridade” (Gl 5,6). São Paulo não fala que só a fé salva. Mas fala da caridade, como Jesus fazia. A unção do Espírito, no batismo, quando o Pai Lhe faz a grandiosa declaração de seu amor: “Tú és meu Filho amado, em Ti ponho o meu bem querer” (At 3,21-22). O batismo é a manifestação do amor do Pai para cada filho que lhe predileto. Esse amor gera amor. 
Espírito de todos batizados 
No evangelho Lucas narra que Jesus é sempre conduzido pelo Espírito e que batizará com o Espírito Santo e o fogo (Mt 3,11). Este texto difícil pode ser interpretado pelo que segue em Mateus: “A pá está em sua mão: vai limpar a sua eira e recolher seu trigo no celeiro: mas, quanto à palha, vai queimá-la num fogo inextinguível”. É a purificação espiritual que dá vida e purificação que queima e que tira toda a impureza para que se possa realizar a missão de Jesus. Ele veio sobre Jesus no momento do Batismo dando-lhe a missão redentora. Pelo batismo iniciamos um processo de purificação e missão. 
Leituras:Isaías42,1-4.6-7;Salmo28;
Atos10,34-38;Lucas3,15-16.21-22. 
Ficha nº 2138 
Homilia do Batismo do Senhor(09.01.22) 
1. O Espírito assume Jesus no amor do Pai e na missão de levar a todos o amor do Pai. 
2. São Paulo não fala que só a fé salva. Mas fala da caridade, como Jesus fazia. 
3. No evangelho de Lucas vemos Jesus sempre sendo conduzido pelo Espírito. 
Mergulho no profundo 
O batismo sempre realiza um grande milagre de vida. Batizar significa mergulhar na água. Vemos que ninguém morre afogado. Algumas crianças choram outras se divertem. Todo mundo acha lindo. Deus mais ainda. É mais um bacurizinho para a casa. O batismo não afoga porque o poço profundo é o Pai no qual somos inseridos, mergulhados até sumir no fundo. É o mergulho em Deus. Que coisa boa. Que temperatura amena. Nunca mais Deus dispensa a gente. Por isso, vamos nadar de braçadas em tanto amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário