segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

nº 2153 Artigo - Caminho da Páscoa

Pe. Luiz Carlos de Oliveira 
Redentorista 
Sacramento da Quaresma 
Iniciamos a Quaresma. Se contarmos os dias, teremos 46 dias antes da Páscoa. São dias de penitência e jejum. Como no domingo não se faz jejum, é dia do Senhor. Então iniciamos esse período na Quarta feira de Cinzas. Por que cinzas? No início da Quaresma, os que iriam fazer a penitência pública na Quinta-Feira Santa, recebiam as cinzas. Com o tempo, toda a comunidade começou a participar com eles da penitência, recebendo as cinzas. Estas não têm valor sacramental. A Quaresma se envolveu de tantas tradições que acabou por tirar seu sentido fundamental que é a preparação para a Páscoa. Atualmente perdemos também o sentido de reflexão, concentração e respeito. Talvez devamos voltar ao fundamental da Quaresma que é a preparação para a Páscoa. Ela toma seu sentido do antigo o termo que a caracteriza que é Sacramento da Quaresma. A tradução do missal é falha, diz simplesmente: “Ao longo da Quaresma”. “Ela tem o valor de sacramento em uma visão mais ampla como uma ação em gestos e palavras cujo significado é dado pela Palavra de Deus e pela presença operante de Cristo” (A. Bergamini). O aspecto sacramento está na ação de Deus em nós, respondendo ao empenho pessoal de viver a Palavra. Como os cristãos viviam sua fé no mundo pagão, podemos, também nós, viver o mesmo em nosso mundo descristianizado. Não devemos chorar pelo mundo atual, mas pelo abandono do sentido fundamental desse tempo. 
Batismo e penitência 
É tempo batismal. A Páscoa não é só memorial da Ressurreição, mas é a ressurreição dos novos membros da Igreja que nascem das águas do batismo. A celebração pascal está voltada e se organizou para o batismo. Os catecúmenos, depois de sua preparação têm diversas celebrações durante a Quaresma. Note-se que a liturgia do ano A, faz parte da catequese batismal. Se há batismo de adultos na paróquia, deve ser usado o esquema do Ano A: Samaritana: Cristo é a água viva. Cego de nascença: Cristo é a luz. Ressurreição de Lázaro: Cristo é a Vida. Tudo voltado para o Batismo. A Penitência que é a renovação dos compromissos batismais se alimenta dessas palavras. A penitência está em auxílio da renovação interior na renovação dos compromissos batismais Os dois sacramentos caminham juntos. Estamos voltados para a vitória sobre o mal. Está em contínua conversão. É toda a Igreja que se renova. A Igreja está sempre em renovação que, sempre mais purificada, mais possa mostrar ao mundo a graça da Vida Nova nascida na Ressurreição e entregue a todos no Batismo. Sua renovação acontece quando assume essa vida. 
Espiritualidade da Quaresma 
Ouvimos na Quaresma a antífona: “Eis o tempo favorável, eis o dia da salvação”. Tempo de conversão evangélica não moral, mas uma conversão a Deus como se revela nas escolhas messiânicas de Cristo, pensar como Deus (Mt 4,1-11). O homem é movido pela santidade e pela bondade de Deus. Vive um processo permanente de conversão. Quaresma tempo de purificação e iluminação. Quanto mais é iluminado pela escuta da Palavra, tanto mais pode buscar viver como Cristo, vencendo os obstáculos do pecado, como Jesus o fez em toda sua vida como vemos em sua vitória sobre o demônio nas tentações que o atingiam. Ele foi tentado em tudo, como nos, exceto no pecado (Hb 4,15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário